Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Câmera em aviões da American Airlines gera preocupação em passageiros

Por| 22 de Fevereiro de 2019 às 10h00

Link copiado!

Twitter/Vitaly Kamluk
Twitter/Vitaly Kamluk

Uma foto publicada no Twitter gerou uma polêmica sobre sistemas de entretenimento de bordo em aviões. Ao viajar em um Boeing 777-200 da American Airlines, o engenheiro Sri Ray notou que a telinha à sua frente tinha um pequeno buraco, o que parecia ser uma câmera. Ao postar a foto do aparelho na rede social, gerou preocupações sobre privacidade. Procurada pelo BuzzFeed News, a companhia aérea confirmou que a peça é realmente uma câmera, mas que ainda não tinha uso.

Por que uma empresa teria um item em seu conjunto de entretenimento que não tivesse utilidade? A American Airlines explica que o pacote de entretenimento oferecido pela companhia já vem com câmera de fábrica, sem possibilidade de tirar a peça, mesmo que não haja utilização pela companhia aérea. Assim, ela simplesmente não ativa o hardware em nenhum de seus voos.

A proposta é já preparar a frota para futuras atualizações. Uma delas seria permitir o controle por movimentos de mão, atualmente feito somente por toque na tela.

Outra companhia que também já conta com o mesmo sistema é a Singapore Airlines. Uma passageira também registrou o mesmo equipamento em um voo da empresa e divulgou a foto no Twitter. Na rede social, a assessoria de imprensa da companhia aérea também informou que, apesar de existir a peça, ela também está desligada.

Continua após a publicidade

“Nós gostaríamos de informar que alguns dos novos sistemas de entretenimento de bordo fornecidos como equipamento original de seus fabricantes têm câmeras embutidas em seu hardware. Estas câmeras foram desativadas em nossos aviões e não há planos para desenvolvimento de ferramentas que as usem”, disse a Singapore Airlines em comunicado.

Após preocupações de passageiros, um usuário sugeriu no Twitter uma solução simples, que grande parte das pessoas já fazem: colocar uma proteção física tampando a câmera.

Preocupações

Continua após a publicidade

Recentemente, aparelhos com lentes e microfones escondidos foram motivo de debate. Isso porque alguns itens, como uma boneca Barbie, estavam vindo com microfone escondido, sem motivo aparente.

Ainda, o CloudPets, aparelho usado para acompanhar seu animal de estimação, teve um grande vazamento de dados de 2 milhões de usuários, com arquivos gravados sobre interação entre pais, filhos e seus pets.

Fonte: BuzzFeed News