Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bug no compartilhamento de tela do Zoom pode revelar dados sensíveis

Por| Editado por Patricia Gnipper | 19 de Março de 2021 às 22h30

Link copiado!

unsplash
unsplash

A dupla de pesquisadores Michael Strametz e Matthias Deeg, da empresa de segurança SySS, emitiram um alerta para uma falha de segurança bastante curiosa identificada na plataforma de videoconferências Zoom. Os especialistas perceberam que o software possui um bug em seu recurso de compartilhamento de tela — amplamente usado pelos usuários do serviço — que pode ser explorado para roubar informações confidenciais… Ou simplesmente deixar o anfitrião de uma reunião em uma situação desconfortável.

O que acontece é o seguinte: quando o usuário clica no botão para compartilhar sua tela, são apresentadas as opções de visualizar o display por completo, uma área específica do monitor ou apenas uma janela de algum aplicativo. Nesta terceira alternativa, o programa exibe — por uma fração de segundos — outras janelas que porventura sejam abertas ou fechadas pelo anfitrião. Tais conteúdos podem conter credenciais, arquivos sensíveis, propriedades intelectuais ou simplesmente fotos pessoais do internauta.

Continua após a publicidade

Claro, estamos falando de uma brecha difícil de ser explorada. Primeiramente, o ator malicioso precisa estar participando da reunião e gravando tudo o que acontece nela. Só assim, posteriormente, o atacante poderia retroceder sua gravação até o momento em que a janela intrusa apareceu na tela, pausar o vídeo e extrair as eventuais informações sensíveis que poderiam estar ali. Trata-se de um risco de insider malicioso — ou seja, um colaborador interessado em praticar espionagem corporativa.

O problema é que tal bug parece ser um tanto velho, e, mesmo com a notificação dos pesquisadores, o Zoom ainda não corrigiu o problema na compilação mais recente do software (5.5.4). Ao jornal Threatpost, a companhia prometeu trabalhar em uma correção, mas não citou datas. Enquanto isso, vale a pena tomar cuidado com as janelas abertas em seu desktop enquanto realiza uma apresentação pelo Zoom.

Fonte: Tom's Guide