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Brasil registra aumento expressivo de ataques digitais por hora em 2025

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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 Jonas Leupe/Unsplash
Jonas Leupe/Unsplash

Se você pretende aproveitar a Black Friday no mês de novembro, cuidado para não cair em golpes: o Brasil tem uma média de 15 ataques digitais por hora, de acordo com dados da Check Point Research.

O levantamento ainda revela que são registrados em média 2,6 mil ciberataques por semana a empresas, representando um aumento de 21% em relação ao ano passado.

O sinal de alerta fica ainda mais intenso justamente em períodos sazonais, como a época em que o comércio se volta para as vendas de fim de ano, com destaque para a Black Friday e o Natal.

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Assim, com tantas movimentações no setor, ataques digitais se tornam mais frequentes, o que pode ser um baita problema para as empresas que não possuem sistemas de segurança mais robustos.

Alerta vermelho

Estar preparado para o aumento de tráfego nos canais de venda, em época de Black Friday, é um ponto importante para que empresas consigam passar pelo período sem comprometer seus processos internos. Afinal, é em meio a tantas promoções e ações especiais que consumidores podem acabar sofrendo golpes na internet, como phishing e ransomware.

Para Pedro Braga, diretor da Locaweb e KingHost, as empresas precisam reforçar a infraestrutura de seus canais para dar conta de tantas movimentações da temporada de vendas e, assim, manter a confiança dos consumidores no produto vendido.

“Durante a Black Friday, phishing, roubo de credenciais e ransomware estão entre as ameaças mais recorrentes, o que pode comprometer tanto a operação da empresa quanto a confiança dos clientes", explica o executivo.

Além disso, vale manter a atenção redobrada para práticas criminosas comuns que ganham mais intensidade em período de vendas. Entre as mais frequentes estão roubo de credenciais, fraudes bancárias, falsificação de identidade e vazamento de dados dos consumidores, todas extremamente danosas à integridade dos usuários.

Reforço na segurança digital

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Diante do aumento de ataques online em época de vendas sazonais, é preciso se preparar para não cair em golpes. Para as empresas, o alerta precisa estar ligado justamente para evitar o vazamento de dados sensíveis dos consumidores, por exemplo, algo que cibercriminosos costumam driblar com facilidade na hora de invadir o sistema de segurança das empresas.

Logo, reforçar a infraestrutura de sites é fundamental para manter a integridade das informações da companhia, assim como a dos clientes que estão animados para aproveitar a Black Friday sem prejuízo.

Para isso, apostar em um certificado SSL garante uma maior confiança dos clientes em canais de vendas online, protegendo a relação entre companhias e seus consumidores. Autenticação de dois fatores e monitoramento constante de servidores também podem reforçar a segurança digital de processos internos no meio corporativo, evitando que falhas sejam avistadas de longe pelos criminosos.

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