Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil lidera ranking de países atacados por 'sextorsão'

Por| Editado por Claudio Yuge | 02 de Setembro de 2022 às 13h20

Link copiado!

Brasil lidera ranking de países atacados por 'sextorsão'
Brasil lidera ranking de países atacados por 'sextorsão'

O Brasil voltou a figurar entre os países com maior número de casos de “sextorsão”, um tipo novo de ameaça que tem causado sérios danos financeiros e psicológicos, principalmente para mulheres. Este tipo de extorsão envolve a ameaça de divulgação de imagens íntimas mediante o pagamento de um valor em dinheiro ou outros tipos de recompensa.

A sextorsão pode ocorrer por diversos motivos, como vingança, humilhação ou por simples expectativa de ganho financeiro. Para conseguir as imagens, os criminosos ganham a confiança das vítimas, principalmente por meio de relacionamentos amorosos. Em algumas ocasiões, inclusive, a imagem sequer existe, mas os estelionatários as convencem de que têm.

Brasil é líder mundial em extorsão online

Continua após a publicidade

O Brasil é líder no ranking de ameaças gerais de extorsão por e-mail, incluindo os de cunho sexual, levando em consideração os IPs únicos. Em seguida, estão os Estados Unidos e a Índia, casos em que o país não foi identificado e a Argentina, segundo dados do relatório “Fast Facts”, da empresa de soluções em cibersegurança Trend Micro.

A sextorsão pode ocorrer de diferentes formas, a mais popular é o desdobramento de conversas sexuais, experimentações e exposição voluntária em um suposto relacionamento online. Também pode haver a exposição mútua, em que o estelionatário envia uma suposta foto ou vídeo dele e pede à vítima um conteúdo dela como “retribuição”.

Este tipo de crime também pode envolver o chamado “revenge porn” (ponografia de vingança, em tradução livre), que envolve ameaças por ciúmes ou chantagem para evitar o fim de um relacionamento. Criminosos também usam falsas promessas de emprego em agências de modelos para conseguir material íntimo.

Continua após a publicidade

Como funciona a sextorsão

As vítimas podem sofrer diferentes tipos de ameaças, que vão desde o envio de mais fotos, encontros sexuais e pedido de dinheiro, as ameaças envolvem a postagem de imagens íntimas nas redes sociais ou o envio para amigos, familiares, colegas de trabalho, professores, em caso de pessoas em idade escolar, ou cônjuges.

Caso você ou alguém que você conheça seja vítima de sextorsão, procure imediatamente uma Delegacia de Crimes Digitais ou Delegacia da Mulher. Este tipo de estabelecimento tem autoridades treinadas para lidar com esse tipo de ocorrência. Evite mandar dinheiro ou o que a pessoa está pedindo e construa uma rede de apoio para poder se abrir sobre o tema.

Outras ameaças que chamam atenção

Continua após a publicidade

Além de extorsão e sextorsão, o relatório Fast Facts da Trend Micro também apontou um crescimento na ocorrência de ataques de ransomware. O Brasil voltou ao top 5 dos países com maior número de ataques do tipo, ficando em quarto lugar no ranking, atrás apenas de Estados Unidos, Japão e Taiwan, e à frente da Turquia.

Em relação a crimes cibernéticos de maneira geral, foi observada uma tendência de baixa que vem desde de abril e continuou dessa forma em junho. Ao todo, foram detectadas um pouco mais de 11,4 bilhões de ameaças. A grande maioria, 7,8 bilhões, aconteceram via e-mail, totalizando 68% das ameaças detectadas ao redor do mundo.