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Black Friday | 5 dicas de segurança pra aproveitar o melhor mês de vendas da web

Por Redação | 05 de Novembro de 2019 às 09h12

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Black Friday | 5 dicas de segurança pra aproveitar o melhor mês de vendas da web
Black Friday | 5 dicas de segurança pra aproveitar o melhor mês de vendas da web

Novembro é um dos meses mais movimentados para os lojistas aqui no Brasil, e o motivo para isso tem nome: a Black Friday. A data é uma tradição dos Estados Unidos desde a década de 1950, e sempre acontece na última sexta-feira de novembro (este ano acontecerá, portanto, no dia 29), logo após o Dia da Ação de Graças. Para os lojistas dos Estados Unidos, a Black Friday marca o início oficial das compras de Natal (a época mais movimentada do comércio), e por isso muitos deles comemoram a data oferecendo grandes descontos para os clientes.

Na última década, essa tradição não apenas chegou ao Brasil como se tornou um sucesso. Aqui, a Black Friday logo se tornou um dos dias do anos com a maior quantidade de vendas tanto no comércio tradicional quanto no eletrônico. Segundo dados do Google, em 2017 foram gastos R$ 2,1 bilhões apenas em compras durante a Black Friday, o que mostra bem a importância da data para o comércio.

Mas, apesar de cerca de metade dessas compras terem sido feitas por dispositivos móveis, metade dos internautas brasileiros escolhe não comprar através das lojas virtuais, e um dos motivos mais citados por esses consumidores é a falta de confiança nas lojas e o medo de ser vítima de fraudes. Então, para que você não precise desistir de uma compra por causa disso, vamos citar aqui cinco dicas de como comprar e vender na internet durante a Black Friday com total segurança.

1. Fique atento ao certificado SSL

Sigla usada para o termo Secure Socket Layer, o SSL é o mecanismo de criptografia usado pelo site para garantir que os dados que serão enviados para a base deles (nome do cliente, endereço de entrega, número do cartão de crédito) estarão devidamente criptografados. A importância desse tipo de proteção é garantir que, caso alguns tipo de invasor esteja tentando roubar esses dados durante o processo de envio (com o uso de um spyware, por exemplo), o certificado SSL irá se assegurar que as informações roubadas por esse invasor seja apenas um monte de símbolos sem sentido, e apenas o servidor da loja (que possui a chave de encriptação) será capaz de “traduzir” esses símbolos e transformá-los na informação que você digitou para efetuar a compra.

Assim, a presença do certificado digital é algo obrigatório para garantir que você está comprando em um ambiente seguro e evitar que você seja vítima de fraudes como o Phishing. Para garantir que a loja que você está acessando tem esse certificado em dia (e, portanto, que você poderá fazer uma compra segura) é bem fácil: é só olhar na parte esquerda da barra de endereços do seu navegador (ali onde aparece a URL do site que você está acessando). Se logo à esquerda do endereço do site existir um símbolo de um cadeado fechado, é porque você está navegando em um ambiente seguro e pode fazer suas compras sem problemas.

Agora, se o que aparecer ali for outra coisa (isso depende de cada navegador, e pode ser um cadeado aberto, um cadeado com um “X” em cima dele ou, no caso do Chrome, uma mensagem bem clara que diz “não seguro”), é porque a loja não protege os seus dados — o que acende um alerta de fraude no painel.

2. Pesquise o histórico de preços do site

Como a Black Friday é o dia de maior movimento para as lojas, muitas acabam tentando enganar o consumidor no período, oferecendo descontos “fantasmas”. É aquela história de “pague a metade do dobro”: faltando poucos dias para a Black Friday, a loja aumenta muito o preço de um produto, para então vender com o mesmo preço de antes durante a data, mas agora anunciando um “super desconto” de 50%.

Essa tática funciona ainda para muitas empresas porque não é do perfil do consumidor brasileiro pesquisar com muita antecedência o preço de um produto que se quer comprar, sendo que 40% das pessoas começam a pesquisar preços apenas na semana da Black Friday (e 18% destas fazem essa pesquisa apenas na própria data), e 6% dos consumidores não pesquisam na concorrência, acreditando que o que estão pagando é realmente o menor preço da praça.

Para evitar cair nesses golpes, é importante usar aplicativos que fazem comparação de preços, pois eles facilitam bastante a sua vida. Um dos melhores é o do Buscapé, que não apenas faz a comparação entre o preço atual de diversos sites, como ainda faz a comparação de preço histórico dentro de um mesmo site (revelando se o desconto da Black Friday é real ou se o valor do produto foi aumentado nas últimas semanas para que a empresa conseguisse oferecer esse desconto) e até mesmo permite salvar um produto e definir qual o preço que você está disposto a pagar por ele, enviando o alerta automático quando algum site passar a oferecer este produto por um preço igual ou menor ao configurado.

3. Cuidado com e-mails e mensagens de texto

Uma das formas mais comuns de fraude envolvem o envio de e-mails, correntes de WhatsApp ou mensagens de texto direto para os celulares das vítimas, normalmente oferecendo descontos enormes ou produtos grátis após um cadastro. Muitas vezes, essas são mensagens falsas, que se aproveitam de uma época onde as pessoas estão pesquisando produtos e fazendo muitas compras pela internet para tentar aplicar golpes nos usuários mais desatentos.

No quesito de e-mail, o ideal é ficar de olho no remetente da mensagem. Qualquer empresa ou site mais sério possui o próprio nome após o “@” no endereço de e-mail (por exemplo, um e-mail enviado pelas Lojas Americanas terá no endereço algo como “ofertas@americanas.com.br”). Sendo assim, se receber qualquer e-mail de “ofertas” vindo de um endereço que seja @gmail, @yahoo, @hotmail ou semelhante, pode ignorar que é fraude.

Outra coisa para se prestar atenção, principalmente quando falamos das correntes do WhatsApp: o tipo de promoção que está sendo oferecida. Ainda que praticamente todas as lojas façam promoções especiais nesta época do ano, todas costumam estar vinculadas à compra de uma certa quantia dentro da loja (por exemplo, ganhar um brinde exclusivo ao fazer R$ 150 em compras). Promoções que prometem produtos grátis apenas por preencher formulários não ser o tipo de marketing usado por lojas grandes, principalmente se ela pede para se compartilhar com um número X de amigos após o preenchimento. Então, se você receber algo do tipo desconfie, pois pode ser golpe.

Já para as promoções enviadas direto pelo SMS, desconfie que qualquer mensagem do tipo “você ganhou um prêmio exclusivo!” seguido de um link, pois essa é a forma mais básica de golpe, onde o link da mensagem irá te levar para um site falso no qual o criminoso tentará roubar seus dados. Assim, para evitar problemas, é recomendado de que ignore qualquer link de acesso que seja enviado direto por mensagem de texto. Você pode confiar em mensagens que enviam cupons de desconto (por exemplo, um hipotético cupom “BLACKFRIDAY10” que te daria 10% de descontos nas compras no site durante a Black Friday), mas mesmo nesses casos é recomendável não clicar no link da mensagem, e usar o cupom acessando o site direto pelo app próprio ou URL oficial.

4. Proteja-se contra ataques cibernéticos

Essa dica é mais voltada para quem tem uma loja online e pretende vender seus produtos durante a Black Friday: de acordo com uma pesquisa divulgada em 2018 pela Verizon Enterprise Solutions, 58% de todos os ataques cibernéticos que ocorreram em 2017 tiveram como alvo os pequenos negócios. E o motivo para isso é muito simples: como não possuem grandes infraestruturas de redes, esses negócios são os que estão mais desprotegidos contra ataques, fazendo deles um alvo fácil.

Uma das medidas para se prevenir se tornar vítima desses ataques é a utilização do SiteLock, uma ferramenta que fará verificações periódicas em seu site, e-mail e outras aplicações (como app próprio ou catálogo online) procurando por possíveis vulnerabilidades. Caso as encontre, a ferramenta enviará um alerta em tempo real explicando qual é essa vulnerabilidade, para que o administrador da loja virtual possa corrigi-la.

Outro bom serviço para se proteger de ataques é o CodeGuard, que realiza backups diários do site, permitindo que se recupere arquivos específicos, ou até mesmo apagar a restauração do site como um todo, em questão de minutos, com uma interface bem simples de manusear.

5. Invista na segurança e estabilidade da sua loja virtual

Se você tem uma loja virtual, é sua responsabilidade garantir que seus clientes tenham uma experiência segura durante as compras da Black Friday, e uma forma de oferecer segurança, rapidez no carregamento das páginas e uma maior estabilidade para o seu site como um todo é assinando o Plano Turbo da HostGator.

Esse plano atende todos aqueles que buscam uma solução de alta performance para sua páginas, e a otimização garantida pela HostGator dobra a capacidade de processamento de processos simultâneos, permitindo que você tenha o dobro de visitantes em seu site durante a Black Friday sem qualquer prejuízo ao funcionamento dele. Além disso, o fato de todo o armazenamento de dados ser em SSD permite que os textos e imagens de seu site carreguem até 10x mais rápido do que nos serviços convencionais.

Ao contratar o Plano Turbo da HostGator, você terá acesso a 150 GB de armazenamento SSD para seu site, bancos de dados MySQL ilimitados, compatibilidade com JavaScript, PHP 5.6++ e todas as principais linguagens da web, contas ilimitadas de e-mail próprio (permitindo enviar e-mails a partir de endereços “@nomedasuaempresa”, deixando esses envios bem mais profissionais), mais de 100 opções de aplicações de sistemas baseados em WordPress, Joomla e Drupal para a confecção de blogs, portais, fóruns de discussão e lojas virtuais, um Data Center que assegura 99,9% de disponibilidade para o site e um certificado SSL gratuito, para garantir aos seus clientes que sua loja é um local seguro para compras.

O melhor de tudo: o plano já está com preço de Black Friday, e você poderá contratá-lo neste mês com o menor preço do ano. Para saber mais detalhes sobre ele, é só acessar a página de hospedagem de site da HostGator, onde poderá conferir todos os detalhes para contratação ou falar com um dos atendentes online da empresa.

E, se você precisa de ainda mais potência e autonomia para o seu site, a HostGator possui uma nova linha de servidores VPS e servidores dedicados, que são perfeitos para projetos avançados, pois possuem processadores de última geração e garantem acesso total ao root do sistema, permitindo que administradores mais avançados possam ter controle sobre cada minúcia de seus sites.