Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Banco Central divulga mais um vazamento de dados, desta vez de 2 mil chaves PIX

Por| Editado por Claudio Yuge | 03 de Fevereiro de 2022 às 19h40

Link copiado!

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

E fevereiro já começa com um novo vazamento de dados. Dessa vez, são chaves PIX de cerca de 2,1 mil clientes da Logbank Soluções, conforme informado pelo Banco Central (BC) nesta quinta-feira (3). Esse é o terceiro derrame de informações que a plataforma de pagamentos instantâneos sofre desde seu lançamento, no final de 2020.

O BC, em comunicado, informa que somente dados cadastrais foram vazados junto das chaves PIX, o que não é o suficiente para permitir a movimentação de dinheiro por terceiros. Além disso, dados protegidos pelo sigilo bancário da instituição, como saldos, senhas e extratos, não foram afetados. Detalhes sobre como o incidente ocorreu não foram informados pela autoridade.

Segundo o BC, os dados cadastrais vazados no incidente que ocorreu entre 24 e 25 de janeiro foram os seguintes:

Continua após a publicidade
  • Nome de usuário no Logbank;
  • CPF;
  • Instituição de relacionamento;
  • Número da conta.

Todas as pessoas que tiveram informações expostas receberão avisos, mas o BC não informou como as vítimas serão notificadas. Segundo o BC, a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) também foi avisada.

Ainda no comunicado, o BC informou que o caso será investigado e que as sanções cabíveis poderão ser aplicadas, com o Logbank, a depender da decisão da autoridade, correndo o risco de ter como punição desde multas até sua exclusão completa do sistema PIX.

Por fim, o Canaltech entrou em contato com a Logbank, que nos retornou o seguinte pronunciamento:

Continua após a publicidade
A LOGBANK SOLUÇÕES EM PAGAMENTOS S/A esclarece que, conforme comunicado hoje pelo BACEN, a empresa sofreu uma tentativa de invasão de suas plataformas digitais nos dias 24 e 25 de janeiro de 2022. O incidente foi detectado e controlado instantaneamente pelas ferramentas e equipes de segurança. Nenhum dado sensível foi vazado e não houve qualquer movimentação financeira indevida ou prejuízo financeiro para os clientes relacionados com este incidente, cujo alcance permaneceu extremamente limitado. Os recursos dos clientes estão e sempre estiveram sob máxima vigilância e segurança. Além de investir em tecnologia e processos contínuos de melhorias, a empresa mantém uma rotina de comunicação com o BACEN e autoridades competentes, de forma a fortalecer os mecanismos de proteção.

Vazamentos de chaves PIX

O vazamento de dados da Logbank é a terceira vez que algo do tipo ocorre com chaves PIX. A primeira ocorreu em agosto de 2021, quando dados vinculados a mais de 400 mil chaves PIX foram vazados por uma falha no Banco do Estado de Sergipe (Banese).

Continua após a publicidade

Já a segunda ocorrência de vazamentos do PIX ocorreu em janeiro de 2022, quando 160 mil clientes da Acesso Soluções tiveram dados relacionados ao sistema comprometidos.

Em ambas as ocasiões, o Banco Central agiu da mesma forma que está agindo na ocorrência do Logbank, mas detalhes sobre o avanço das investigações e punições para ambas as empresas afetadas anteriormente não foram divulgados ao público.

Fonte: Folha de SP