Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Backup: solução simples pode ser eficiente contra ataques ransomware

Por| Editado por Claudio Yuge | 09 de Setembro de 2022 às 15h20

Link copiado!

rawf8/Envato
rawf8/Envato

Os ataques de ransomware, que são um tipo de malware que é usado para uma espécie de sequestro de dados de um determinado sistema, tem crescido e se popularizado bastante nos últimos anos. Segundo uma pesquisa da empresa de segurança cibernética ExtraHop, 85% das empresas já sofreram pelo menos um ataque ou tentativa no último ano.

Segundo a mesma pesquisa, pelo menos 72% dessas empresas acabam pagando o resgate para ter o acesso aos sistemas restabelecido. Porém, uma ação relativamente simples pode reduzir substancialmente o dano de um eventual ataque ransomware, trata-se do bom e velho backup periódico, que pode ser a solução mais viável para mitigar ou extinguir os riscos.

Backup em nuvem contra o ramsonware

Continua após a publicidade

Uma dessas soluções é a adoção do backup em nuvem, que permite a replicação de dados e aplicativos dos serviços que são mais usados pela empresa. Hoje, muitas organizações já usam esse expediente para estarem seguras em caso de falha geral nos sistemas, o que garante a disponibilidade dos dados de forma íntegra e rápida.

Porém, não são todas as empresas que pensam nesse mecanismo como um seguro contra ataques cibernéticos, como o ransomware. Por conta disso, inclusive, é necessário ter uma boa estratégia de recuperação desses dados no caso de uma eventual invasão.

“Além de ter os dados em uma nuvem segura, é importante que a recuperação dos mesmos aconteça de forma íntegra e com certa velocidade para não causar paradas nas operações das empresas”, explica o gerente de marketing da empresa de soluções em tecnologia AX4B, Romulo Oliveira.

“Já vimos casos onde uma operação com mais de 10.000 máquinas sofreu um ataque e foi possível recuperar toda a operação em pouco mais de 3 horas, reduzindo consideravelmente o impacto”, relembra o executivo. Porém, para funcionar, além das políticas de backup, outras ferramentas de segurança, como credenciais de acesso, precisam estar bem azeitadas.