Avast lança ferramenta gratuita de IA para combater fraudes digitais
Por Jaqueline Sousa • Editado por Jones Oliveira |

A Avast disponibilizou nesta semana uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial (IA) para combater fraudes online que usam essa tecnologia para fazer vítimas.
- Sem baixar nada: novo golpe usa apenas notificação do navegador para te atacar
- Vulnerabilidade crítica no 7-Zip pode dar controle total do computador a hackers
O recurso, chamado Scam Guardian, foi lançado de maneira gratuita mundialmente e está integrado ao Avast Free Antivirus, o software de proteção digital da companhia.
O lançamento faz parte de uma série de medidas da Avast para tornar a proteção contra golpes digitais mais acessível aos usuários, principalmente diante do crescimento do uso de IA por cibercriminosos.
A empresa ainda incluiu uma versão premium da ferramenta, o Scam Guardian Pro. O recurso está disponível no Avast Premium Security e oferece aos clientes uma maior proteção com IA contra golpes que chegam por e-mail, SMS e outros canais.
Como a ferramenta funciona
Descrito como uma “investigadora experiente de fraudes”, o Scam Guardian age com o apoio de uma IA treinada com base em dados sobre fraudes cibernéticas coletados pelo Gen Threat Labs, laboratório de pesquisa da Gen Digital, companhia na qual a Avast faz parte.
Na prática, o recurso consegue ir além da simples identificação de links maliciosos, analisando o contexto e a linguagem da URL suspeita para detectar os principais sinais de que aquilo pode ser prejudicial ao usuário.
Além disso, a nova ferramenta mostra ameaças escondidas no código de sites, bloqueando-as para manter uma navegação mais segura na internet. O Scam Guardian ainda age como um assistente virtual, ajudando o usuário a encontrar possíveis atividades suspeitas para saber como combatê-las.
Aumento do uso de IA em golpes digitais
O recurso gratuito da Avast chega em um momento em que os golpes digitais estão se tornando cada vez mais sofisticados e ágeis, principalmente devido ao uso de inteligência artificial para automatizar os esquemas fraudulentos.
Segundo um relatório divulgado pela Gen Digital, o número de registros pessoais vazados, como senhas e dados bancários, no primeiro trimestre de 2025 aumentou mais de 186% somente no período analisado. Casos de phishing também cresceram nessa época com um aumento de 466% em relação ao trimestre anterior.
Diante desse cenário, é urgente apostar em medidas eficazes para não se tornar a próxima vítima de um golpe digital. O uso da IA, por exemplo, no combate às ações de cibercriminosos é um caminho para vencer esse vilão, como reforça Leena Elias, diretora de produtos da Gen Digital.
“Com o aumento da violação de dados e o do vazamento de informações pessoais, qualquer pessoa pode se tornar uma vítima de golpes. Por isso, nunca foi tão importante disponibilizar a todos, em qualquer lugar, uma poderosa proteção contra golpes baseada em IA”, ela explica.
Leia também:
- AGU tira do ar site gringo que comercializava deepfakes com pornografia infantil
- Brasil é vice-campeão mundial de ciberataques e soma 28 milhões de golpes no Pix
- Quase 50% dos ataques de ransomware começam pela sua VPN
Fonte: Bleeping Computer