Publicidade

Avast e ITS Rio anunciam curso gratuito sobre privacidade e segurança digital

Por| 26 de Agosto de 2020 às 20h50

Link copiado!

KenoKickit/Shutterstock
KenoKickit/Shutterstock
Tudo sobre Avast

A empresa de segurança digital Avast e o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio), uma instituição de pesquisa independente sobre os impactos da tecnologia na sociedade, anunciam parceria para a realização de um curso online gratuito. Ele será realizado entre os dias 8 e 17 de setembro deste ano e abordará temas como privacidade e segurança digital. As vagas são limitadas e as inscrições para o curso podem ser feitas gratuitamente no site do ITS Rio.

Com o nome de "Privacidade e Segurança Online", o curso tem o objetivo de disseminar boas práticas de segurança digital. Ele está em sua segunda edição e terá quatro aulas online, em tempo real, ministradas por André Munhoz e Lisandro Carmona, ambos Community Managers da Avast o Brasil, além de palestrantes que atuam no mercado de segurança digital. Confira abaixo a programação do curso:

  • Aula 1 (8/9): Vazamento de dados: quanto custa a sua privacidade? - quais os custos de ter os dados vazados? Como isso pode impactar a vida das pessoas e como manter os dados protegidos?

  • Aula 2 (10/9): LGPD e proteção técnica de dados - debate sobre estratégias de prevenção de danos e consequências de eventuais vazamentos de dados de informações sensíveis.

  • Aula 3 (15/9): Como se estruturam as redes de desinformação (fake news), estratégias de combate, e possíveis soluções regulatórias - o fenômeno da desinformação, a transformação da internet com bots e trolls; novas formas de regulação, verificação de fatos, plataformas digitais e advocacy.

  • Aula 4 (17/9): Golpes cibernéticos: de clonagem de chips a links maliciosos - conhecendo o mundo dos cibercriminosos; como se organizam e realizam os ataques que roubam dinheiro, causam pânico às pessoas e empresas.

"Estamos felizes por compartilhar, mais uma vez, o nosso conhecimento, ao lado do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio. Esta iniciativa estreita parcerias com universidades e instituições no Brasil, dedicadas ao compartilhamento de conhecimento na área de tecnologia, por meio de programas acessíveis", destaca André Munhoz, Country Manager da Avast no Brasil. "É muito importante que as pessoas saibam como recuperar o controle dos seus dados sigilosos, pois a privacidade é um direito de todos e deve ser preservada com boas práticas. Falaremos a respeito e mostraremos como isso é possível, durante as aulas deste curso, junto com o ITS Rio", completa.

Continua após a publicidade

Todas as aulas online serão gravadas e ficarão disponíveis, por até seis meses, para quem se inscrever. Aqueles que tiverem 75% de participação nas aulas ao vivo ou assistirem a todas as aulas gravadas, até 15 dias após o final do curso, receberão uma certificação como comprovante de carga horária complementar (12 horas). Os dados da inscrição serão compartilhados com a Avast, que concederá uma licença do seu Antivírus e do app HMA VPN para os inscritos que concluírem o curso.

"Nossa ideia com a iniciativa é fomentar a disseminação de conhecimento sobre segurança na internet e o direito à privacidade, por meio de atividades educativas e uma formação continuada", comenta Sérgio Branco, Diretor do ITS Rio. "O programa conta com cursos, webinars e eventos online que oferecem uma visão detalhada e acessível sobre os temas abordados".

Webinars nesta semana

Continua após a publicidade

O ITS Rio e a Avast também vão realizar um webinar, como atividade prévia ao curso. Nele, será abordado o mundo da segurança cibernética, como uma introdução aos principais termos desse universo, além de apresentar como os cibercriminosos realizam os seus ataques e quais ferramentas são importantes para evitá-los, garantindo a segurança online.

Com o tema "Segurança cibernética: presente, passado e futuro – o avanço dos crimes virtuais com o desenvolvimento tecnológico", o webinar será apresentado também por André Munhoz, e Lisandro Carmona, executivos da Avast para o Brasil. Ele será realizado nesta quinta-feira (27), a partir das 15h. Para quem quiser acompanhar, basta se inscrever no site do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio.