Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Atualize seu Lenovo! Brechas de segurança afetam mais de 70 modelos de laptops

Por| 14 de Julho de 2022 às 16h20

Link copiado!

Lenovo
Lenovo
Tudo sobre Lenovo

A Interface de Firmware Extensível Unificada (UEFI, em inglês) é um código firmware que compõe um chip de funcionalidades adicionais para a placa-mãe de um computador — basicamente, é o que permite à máquina realizar determinadas tarefas antes de o sistema operacional ser carregado. E foi justamente nesse pacote de software que a Lenovo encontrou três vulnerabilidades que podem permitir a invasores sequestrar a rotina de inicialização das instalações do Windows.

A própria Lenovo emitiu um comunicado de segurança, identificando três vulnerabilidades de gravidade média rastreadas como CVE-2022-1890, CVE-2022-1891 e CVE-2022-1892. O primeiro problema se encontra no driver ReadyBootDxe, enquanto os dois últimos são bugs que transbordam dados do limite de memória do buffer no driver SystemLoadDefaultDxe.

Segundo a firma de segurança ESET, o problema pode atingir mais de 70 modelos de computadores da Lenovo. “As vulnerabilidades podem ser exploradas para alcançar a execução arbitrária de código nas fases iniciais de inicialização da plataforma, permitindo que os invasores sequestrem o fluxo de execução do sistema operacional e desabilitem alguns recursos de segurança importantes.”

Continua após a publicidade

A própria Lenovo admite que os cibercriminosos podem explorar essas brechas para driblar camadas de segurança e se passarem por usuários legítimos. E, normalmente, os bandidos fazem isso para escalonar privilégios de uso e sequestrar o sistema operacional com o objetivo de controlar remotamente os dispositivos das vítimas.

Como resolver as vulnerabilidades no firmware UEFI dos laptops Lenovo

Para solucionar o problema, é preciso que todos os usuários de máquinas da Lenovo atualizem os drivers e firmwares para as versões mais novas disponibilizadas na própria página de download de software da companhia — basta encontrar seu modelo e executar.

Para facilitar a tarefa, a Lenovo também conta com um detector online de dispositivos. Assim você fica sabendo rapidamente qual é o exato modelo de sua máquina.