Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Aplicativos maliciosos fingem que são atualizações do WhatsApp na Play Store

Por| 20 de Fevereiro de 2019 às 22h20

Link copiado!

Aplicativos maliciosos fingem que são atualizações do WhatsApp na Play Store
Aplicativos maliciosos fingem que são atualizações do WhatsApp na Play Store
Tudo sobre PSafe

A ascensão dos smartphones trouxe consigo uma vasta preocupação com a forma de proteger os dados pessoais armazenados nesses dispositivos. Os criminosos estão utilizando métodos cada vez mais sagazes para roubar informações e, de acordo com o dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, existem vários malwares bancários na Google Play Store que se passam por uma atualização de segurança do WhatsApp.

Durante a instalação, o aplicativo solicita uma permissão inicial do usuário e, após receber essa autorização, passa a conceder permissões adicionais sozinho. Após terminar todo o processo de concessão, o malware exibe a informação de que a falsa atualização foi concluída com sucesso. A instalação desses aplicativos dá aos cibercrimosos o poder de acessar, em tempo real, os dispositivos infectados e, a partir disso, conseguem extrair dados valiosos como credenciais de bancos, senhas e tokens de segurança.

O vírus funciona selecionando quais aplicativos serão monitorados e, quando o usuário executa esses programas, o malware exibe uma tela falsa idêntica à tela verdadeira. Dessa forma, a vítima acaba enviando seus dados aos criminosos pensando que está inserindo-os nos programas que ele gostaria de usar.

De acordo com Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, esse tipo aplicativo malicioso é um dos mais avançados que eles já monitoraram, pois, além de permitir o roubo de informações, ele “remove o próprio ícone e não permite que o usuário acesse sua tela de desinstalação”. Ainda, ressalta que é de suma importância que os usuários realizem o download de apps apenas pelas páginas oficiais na loja do Android, conferindo sempre o nome do desenvolvedor para ver se o aplicativo é mesmo verdadeiro.