Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Antivírus não deixa você abrir um programa ou site? Descubra como evitar

Por| Editado por Claudio Yuge | 14 de Fevereiro de 2022 às 19h00

Link copiado!

Mika Baumeister;Unsplash
Mika Baumeister;Unsplash

Boa parte dos usuários de computador que utilizam antivírus já devem ter se deparado com pelo menos uma situação em que a solução de segurança bloqueou algum tipo de software ou site inofensivo. Essa situação ocorre normalmente quando o programa identifica um falso positivo.

Falsos positivos são uma situação chata, mas necessária já que eles existem para tentar impedir ataques em que criminosos utilizam aplicações ou sites inofensivos como vetor inicial. Caso o antivírus acuse algo estranho em uma página da internet, por exemplo, é possível que no passado ela tenha sido utilizada em algum tipo de golpe digital.

Além disso, é importante frisar que desativar o anti-vírus pode criar situações bem piores para os usuários, já que para acessar um conteúdo inofensivo a pessoa pode estar se expondo a várias outras ameaças que estavam sendo bloqueadas pela solução.

Continua após a publicidade

O acesso para estes sites ou programas pode ser liberado no que é chamado de whitelist, uma lista dos anti-vírus com todos os softwares ou endereços considerados seguros pelas soluções, permitindo assim que a análise seja mais leve toda vez que o usuário tentar acessá-lo ou executá-lo.

Explicamos, a seguir, como acessar e adicionar novos itens na whitelist de grande parte dos antivírus disponíveis no mercado atualmente. Pode ser que algumas soluções tenham caminhos ou utilizem termos diferentes, mas, em geral, contam com semelhanças. Confira:

Como adicionar itens a lista de exceções do antivírus

Detalhamos abaixo o processo para adicionar programas e sites na lista de exceções dos cinco principais antivírus no mercado atualmente. Em geral, são caminhos parecidos, principalmente na parte final, mas a forma de achar a opção pode ter alterações de uma solução para outra. Confira:

Continua após a publicidade

Kaspersky

Em soluções da Kaspersky, o usuário deve escolher a opção “Ameaças e exclusões”, e lá clicar em Especificar aplicações confiáveis.

Na próxima tela, o usuário deve escolher “gerenciar exclusões”, o que abrirá uma lista, que permitirá a adição ou remoção de links da internet e caminhos de programas salvos no computador entre os itens que a solução de segurança pode liberar sempre o acesso.

Continua após a publicidade

Avast

O caminho no Avast ocorre da mesma forma, só que em vez de “Ameaças e exclusões”, o usuário deve procurar pela opção “Excessões” ("Exceptions", na imagem acima) na tela de configurações. O resto do processo é semelhante, com o usuário podendo gerenciar a lista da solução.

Bitdefender

Continua após a publicidade

O processo do Bitdefender difere bastante dos outros softwares de segurança, com as configurações de “exceções” estando presentes no menu “Proteção”, sobre a categoria “Antivírus”.

Após chegar nelas, o processo é parecido, com uma lista aparecendo em que os usuários podem adicionar ou remover itens, mas também conta com um diferencial: cada item na lista pode ser configurado para ser escaneado por funções específicas do Bitdefender, como somente problemas online ou para comportamentos de ameaça persistente avançadas.

McAfee

Continua após a publicidade

No McAfee o processo também começa na aba de configurações, com os usuários em seguida tendo que escolher o menu “Real-Time Scanning” e, por fim, Arquivos Excluídos. A opção para adição e remoção de itens da lista então será disponibilizada.

Norton

Continua após a publicidade

O processo do Norton talvez seja o com mais passos, mas nada muito complicado. Os usuários devem, acessar a aba de configurações da solução, em seguida escolher o menu ‘antivírus” e, por fim, “verificações e riscos”.

Nesse menu, ele deve escolher a opção Exclusões/Baixo Risco, e então clicar no botão de + ao lado da frase “Itens para serem excluídos de análises”. Depois disso, o processo fica semelhante demais, com a adição ou remoção de itens.

Fonte: Kaspersky, Digicruncher, StackOverflow