Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Algumas dicas para manter seus dados mais seguros no Facebook

Por| 01 de Junho de 2019 às 19h00

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Facebook

Já faz um bom tempo que o Facebook não é a empresa mais confiável do mundo — muito pelo contrário. Depois de diversos problemas de segurança e privacidade, incluindo o escândalo da Cambridge Analytica, muitos começaram a se preocupar com o que acabam postando na rede social.

O Facebook é inteligente. Ele é capaz de rastrear a sua movimentação na internet e dados de localização, e fazer com que isso gere anúncios recomendando algo que você pensou em comprar ou pacotes de viagem que podem ser a melhor opção para as suas férias.

Apesar de a empresa negar, muitos dizem acreditar que, sim, a empresa consegue até mesmo ouvir as nossas conversas. Quem é que nunca passou por alguma situação em que conversou ao vivo algo com um colega e, de repente, começou a ver anúncios sobre esse assunto, não é mesmo?

Resumindo, então, se você usa o Facebook não há como impedir que ele colete seus dados pessoais, mesmo que você decida desativar ou excluir totalmente a sua conta. O máximo de esforço que você pode fazer para amenizar isso é limitar as informações que a rede social recebe. Se você não faz ideia de como fazer isso, confira as nossas dicas abaixo:

Continua após a publicidade

Limite as informações para anúncios

Primeiramente, vale entender que o Facebook faz a coleta dos seus dados para poder monetizar, ou seja, trabalhar com anunciantes. Por isso, você precisa limitar a informação usada pela rede social para distribuir a análise dela em forma de anúncios.

Confira o passo a passo de como fazer essa limitação:

Passo 1. Na página inicial do Facebook, vá até o lado direito da tela e clique na seta no menu superior e, em seguida, no ícone de configurações.

Continua após a publicidade

Passo 2. Agora, no menu da lateral esquerda, clique em "Anúncios";

Passo 3. Na página exclusiva para os anúncios do Facebook, clique em "Configurações do anúncio" e, em seguida, em "Anúncios com base em dados de parceiros";

Continua após a publicidade

Passo 4. Lá, você pode optar por não receber anúncios baseados em dados de empresas parceiras com o Facebook. A rede social deixa claro que suas informações não são vendidas e sua identidade também não é revelada, mas se optar por não ter esses anúncios, basta clicar em "Não permitido";

Passo 5. A próxima opção, agora, é "Anúncios como base na sua atividade nos produtos das empresas Facebook que você vê em outros lugares". Desativando essa permissão, você decide que a rede social não vai mostrar anúncios em páginas externas.

Continua após a publicidade

Desativar aplicativos de terceiros

Desde a explosão do escândalo envolvendo a Cambridge Analytica no ano passado, o Facebook vem implementando medidas para amenizar a situação, como revisar a forma em que apps externos podem usar nossos dados.

Por isso, é válido analisar as configurações da sua conta para verificar o que está sendo usado por aplicativos de terceiros.

Continua após a publicidade

Em "Configurações", entre em "Aplicativos e sites";

Nesta página, você vai ver uma lista com todos os sites e aplicativos nos quais você já fez login com o seu usuário do Facebook. Você tem a opção de removê-los ou limitar as informações que eles podem solicitar.

Usar uma VPN

Continua após a publicidade

Com a ajuda de uma VPN, você pode limitar o quanto o Facebook entende sobre a sua vida e pessoas ao seu redor, desde colegas de trabalho até com quem você convive por um curto período de tempo. Para isso, muitos apenas desativam a opção de localização em seu smartphone, o que não é o suficiente,, pois o seu IP continua revelando quais são os aplicativos que você usa e os sites que acessa, e somente o uso de uma VPN pode resolver essa situação.

Para isso, é preciso entender melhor sobre o que são e como funcionam as VPNs. Temos um artigo aqui no Canaltech que esclarece bem esse assunto.

Se você tem alguma dica de como proteger ao máximo os seus dados do Facebook, deixe aqui nos comentários!