Alexa sugere desafio possivelmente letal para criança nos EUA e assusta pais
Por Felipe Demartini • Editado por Claudio Yuge |
Um desafio extremamente perigoso foi proposto pela assistente de voz Alexa a uma criança de 10 anos de idade. O caso aconteceu nos Estados Unidos com um dispositivo da linha Echo, que sugeriu à menor que ligasse um carregador de celular na tomada, mas só até a metade, e usasse uma moeda para encostar nos plugues parcialmente expostos, uma ação que gera faíscas e o risco de incêndios e choques elétricos.
- Pesquisa revela dispositivos de Internet das Coisas preferidos de criminosos
- Exército dos EUA liga o alerta para a segurança de dados da Internet das Coisas
A criança não chegou a praticar o ato, tanto pelo fato de a mãe da criança, Kristin Livdahl, estar presente no momento quanto pela fala posterior de sua filha, que disse ser inteligente o bastante para não fazer isso. Ainda assim, o caso levantou um alerta a pais e usuários das assistentes digitais quanto ao uso do recurso de desafios, comumente usados para a obtenção de perguntas ou brincadeiras simples, mas que pode reproduzir resultados questionáveis a partir de pesquisas da internet.
Neste caso, o desafio mortal teria sido encontrado em um site chamado Our Community Now, site de notícias local focado em cidades do litoral do estado da Flórida. A publicação original, segundo apuração da imprensa americana, seria de janeiro de 2020 e falava sobre o perigo de desafios perigosos que repassados por meio do TikTok, também como um alerta aos pais.
Segundo Livdahl, o dispositivo Echo que sugeriu o desafio foi um presente e vinha sendo usado para configurar timers, tocar músicas e, durante as férias escolares, propor desafios às crianças para que elas se movimentem dentro de casa, já que está frio nos EUA. A mãe disse ter tirado algo positivo da experiência, não apenas por nada ter acontecido, mas também pela oportunidade de conversar com a filha sobre o perigo de informações encontradas livremente na internet, divulgadas sem embasamento e, muitas vezes, com resultados perigosos.
Em comunicado oficial, a Amazon afirmou ter agido rapidamente para remover o resultado das sugestões dadas pela Alexa; a empresa disse que o caso foi um erro, mas não disse exatamente o que o causou. A companhia apenas afirma que a confiança dos consumidores está no centro de tudo o que é feito pela companhia. Representantes também entraram em contato com Livdahl para entender mais sobre o assunto.
Fonte: Indy100