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Airbnb: Saiba como se proteger de golpes no site

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 12 de Dezembro de 2019 às 16h25

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Tudo sobre Airbnb

O Airbnb é uma das principais plataformas de aluguel de casas e outras estadias por temporada. No entanto, mesmo assim, existem uma série de armadilhas que podem ameaçar sua segurança (das quais poucos sites estão totalmente livres) e ainda levar seu dinheiro. Confira, a seguir, algumas delas:

Golpes comuns no Airbnb

Os golpes que mais acontecem no aplicativo envolvem solicitações de pagamento por fora (ou seja, em uma conta bancária externa ao app). Ao fazer isso, o golpista pode ter acesso ao dinheiro imediatamente, sem a necessidade de alugar qualquer quarto, o que permite que alguém mal intencionado se aproprie de seu dinheiro sem oferecer a reserva em troca. Além disso, a não finalização do processo de aluguel pelo Airbnb impede o criminoso de receber avaliações ruins de vítimas, o que torna possível que ele continue agindo de má fé com futuros clientes do Airbnb.

Por outro lado, existem casos onde os golpistas chegam a ter suas transações efetuadas pelo Airbnb e, a seguir, enrolam os hóspedes até receber a quantia e depois somem. Nessas situações, o hóspede é informado momentos antes do check-in que há algo de errado com sua acomodação e ele recebe um local provisório para o pernoite até o que o Airbnb bloqueie o pagamento para o suposto anfitrião (que muitas vezes pode nem existir, uma vez que existem contas que disponibilizam números de telefone falsos).

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Como se proteger contra golpes do Airbnb

Verifique as avaliações do local da hospedagem

Uma maneira muito eficaz de se proteger contra golpistas no Airbnb consiste em checar as avaliações dos locais que vão receber os hóspedes. É importante ler com atenção os comentários de hóspedes anteriores e checar a veracidade das fotos do anúncio. Além disso, as avaliações negativas podem indicar uma conduta inapropriada do anfitrião. Nesses casos, não reserve sua hospedagem por ali.

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Para evitar avaliações falsas no Airbnb, verifique o perfil dos usuários que deram cinco estrelas ao estabelecimento e descubra se eles realmente se hospedaram ali ou se não estão interessados em aumentar a reputação da acomodação e atrair novos clientes.

Busque outras avaliações do anfitrião no Airbnb

Não se prenda às avaliações de um único anúncio. De preferência, clique sobre a foto do anfitrião, acesse seu perfil e veja se todos os comentários feitos por hóspedes são positivos. É importante verificar essa informação porque o anfitrião pode tentar ocultar avaliações negativas, anunciando o mesmo lugar diversas vezes.

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Prefira sempre alugar com pessoas que possuam o selo de “Super Host”, uma vez que eles tendem a ser os mais confiáveis.

Além do Airbnb, pesquise no Google

Uma boa maneira de ter certeza de que um anúncio no Airbnb é verídico consiste em pesquisá-lo no Google a fim de ter certeza da autenticidade das fotos. Para isso, baixe as imagens diretamente do anúncio, acesse o buscador e, no ícone de câmera fotográfica, realize sua busca reversa para saber se as fotos aparecem em outros sites. Caso a resposta seja sim, provavelmente o anúncio do Airbnb é falso.

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Desconfie de anúncios muito baratos

Outra dica é desconfiar sempre de anúncios no Airbnb com preços muito baixos, especialmente se os hotéis ou casas forem novos, com boa decoração e localização próxima a pontos turísticos da cidade. Muitas vezes, pessoas mal intencionadas podem se aproveitar do grande fluxo de pessoas e da busca por locais turísticos e usar os baixos preços como diferencial para atrair desavisados. Caso desconfie de um preço, efetue uma boa análise do anunciante para saber se ele realmente é confiável.

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Nunca aceite se comunicar fora do Airbnb

Se o anfitrião pedir para se comunicar com você em outros aplicativos que não o Airbnb, suspeite. Ter o histórico de conversas na plataforma garante que, em caso de golpes, o aplicativo intermediará para que o problema seja resolvido da melhor maneira possível. Evite tratar sobre o preço e detalhes das locações por WhatsApp, telefone ou outros meios e jamais realize depósitos bancários.

Documente todo o processo

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É importante guardar prints e outras provas de que você alugou a acomodação e pagou por ela através do Airbnb. Além disso, caso haja algum problema antes ou durante a viagem, guarde fotos, documentos e registre o problema via chat diretamente para um funcionário do aplicativo. Se algo não estiver saindo conforme o planejado, contate o proprietário da acomodação e mantenha consigo algum tipo de registro de que a reclamação foi feita.