Publicidade

Adolescente diz ser líder de famoso grupo de hackers; cibercriminosos negam

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Metrópoles
Reprodução/Metrópoles

Um adolescente de 15 anos, conhecido na web como “Rey”, chamou atenção na mídia após afirmar ser o líder do grupo de hackers Scattered LAPSUS$ Hunters (SLSH), um dos mais famosos e ativos do mundo.

A suposta ligação de Rey, cujo nome verdadeiro é Saif Al-Din Khader, com a organização de cibercriminosos veio à tona depois que o rapaz concedeu uma entrevista ao jornalista Brian Krebs, do KrebsOnSecurity. O repórter chegou até o jovem depois de investigações que apontavam para o possível envolvimento com os hackers.

Em resposta, o SLSH compartilhou uma mensagem no canal oficial no Telegram, negando as afirmações de Krebs e atacando o jornalista por uma “tentativa desesperada de prejudicar” a reputação do grupo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como o adolescente foi descoberto?

Tudo teria começado com uma série de deslizes de Rey durante suas atividades na internet. O rapaz costumava usar vários pseudônimos para cometer ataques digitais, como Hikki-Chan. Supostamente, ele também era o administrador do BreachForums, um mercado clandestino na web que foi fechado diversas vezes pelo FBI.

Segundo as investigações de Krebs, o jovem havia divulgado informações pessoais no Telegram, como uma captura de tela que teria revelado sua senha a partir do usuário @wristmug e a menção de que seu pai era piloto de avião.

Com esses dados em mãos, o jornalista conseguiu chegar no e-mail “cybero5tdev@proton.me”, descobrindo que ele estava atrelado a um computador localizado em Amã, na Jordânia. Foi lá que o repórter identificou Saif Al-Din Khader.

Repercussão do caso

A investigação de Brian Krebs gerou uma baita repercussão devido à popularidade do SLSH, que está por trás de ameaças envolvendo vazamento de dados de empresas como Toyota e FedEx.

A organização criminosa é mais conhecida por usar programas de ransomware, tendo anunciado recentemente um serviço próprio chamado ShinySp1d3r. Rey teria sido, inclusive, o divulgador do software malicioso.

Continua após a publicidade

Pelo que se sabe até o momento, o adolescente está tentando sair do grupo, colaborando com a polícia desde junho deste ano. “Eu realmente não me importo, só quero deixar tudo isso para trás, mesmo que isso signifique prisão, ou o que quiserem dizer”, Saif afirmou ao jornalista da KrebsOnSecurity.

Como mencionado anteriormente, porém, o SLSH negou qualquer envolvimento do rapaz com a organização de hackers, afirmando que era “ridículo” supor que uma única pessoa conseguiria usar tantos pseudônimos a partir de “técnicas completamente diferentes”.

Leia também:

Continua após a publicidade

Fonte: Hack Read