Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ação conjunta do FBI com polícias europeias derruba site WeLeakInfo

Por| 20 de Janeiro de 2020 às 16h12

Link copiado!

Pixabay
Pixabay

O site WeLeakInfo foi derrubado em uma ação conjunta entre o FBI e as polícias de Reino Unido, Alemã, Países Baixos e Irlanda do Norte no mesmo dia em que autoridades desses dois últimos países prenderam dois homens de 22 anos suspeitos de estarem ligados ao site. O domínio recebeu um aviso de apreensão que, inicialmente, gerou dúvidas nos internautas.

O FBI tomou o cuidado de inserir uma imagem na página inicial do WeLeakInfo que, à primeira vista, parecia um aviso falso de derrubada do domínio. Muita gente achou que o site havia sido hackeado. Apenas no dia seguinte à apreensão, a agência americana publicou uma nota informando a ação.

De acordo com as autoridades, o site ofereceria mais do que apenas informações a empresas sobre possíveis falhas de segurança em seus sistemas. O WeLeakInfo, oficialmente, seria uma espécie de banco de dados para que não apenas as empresas, mas também os usuários soubessem se suas informações privadas estariam incluídas em algum vazamento, o que seria útil para tomar uma ação, como a troca de senhas.

Continua após a publicidade

Mas, segundo o FBI, o site também oferecia a venda desses dados a criminosos. Além disso, segundo o órgão, os dados fornecidos haviam sido obtidos de maneira ilegal em mais de 10.000 vazamentos de dados, totalizando 12 bilhões de registros, “incluindo, por exemplo, nomes, endereços de email, nomes de usuário, números de telefone e senhas para contas online”.

“O website vendia inscrições para que qualquer usuário pudesse acessar os resultados desses vazamentos, com inscrições que ofereciam buscas ilimitadas e acessos durante o período da assinatura (um dia, uma semana, um mês ou três meses)”, diz a nota do FBI.

O WeLeakInfo ficou hospedado em um servidor canadense entre 2016 e recentemente, quando passou a ser espelhado no Cloudfare. Era anunciado como “a maior ferramenta de busca de banco de dados privados”.

Além da apreensão do site pelo FBI, computadores que estavam em posse dos homens presos pelas polícias holandesa e norte-irlandesa também foram confiscados.

Continua após a publicidade

Fonte: FBI