Mapa mostra ciberataques em tempo real

Por Redação | 04.04.2014 às 15:48
photo_camera gualtiero boffi

Foto: gualtiero boffi/Shutterstock

A empresa russa Karpersky, especialista em segurança na Internet, mapeou as ameaças virtuais em tempo real. Ao abrir o site CyberThreat Real-Time Map, o usuário pode acompanhar a movimentação de criminosos online.

A partir de um mecanismo parecido com o Google Earth, o usuário pode mover o mapa para acompanhar ataques como tentativas de invasão e phishing e infecções digitais. Cada cor representa um tipo de crime: verdes são as ameaças ativadas ao abrir, copiar ou rodar o arquivo; vermelhas são acionadas manualmente por menu de contexto; azuis são as que invadem assim que uma página é aberta ou um item baixado; laranjas surgem quando verificadas na caixa de entrada do email; rosas são detecções de invasões e amarelos são os arquivos maliciosos operantes depois que o arquivo executável é aberto.

Entre os países com maior registro de ataques estão Rússia, Índia, Estados Unidos, Vietnã e Alemanha. O Brasil está ná décima colocação, com mais de 84 mil ameaças verdes, 42 mil azuis, 2 mil laranjas, 41 mil vermelhas, 5 mil amarelas e 21 mil rosas, até a tarde desta sexta-feira (04).

O mapa, no entanto, só monitora as máquinas que possuem os produtos da Karpersky instalados. Como os softwares da empresa não são populares em muitos países, a incidência de ciberataques pode ser bem maior do que a representada no gráfico.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2014/04/mapa-interativo-mostra-ciberataques-acontecendo-em-tempo-real.shtml