Cartilha dá dicas de segurança para usuários de smartphones

Por Redação | 18 de Abril de 2013 às 13h05

O CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet no país, lançou um novo fascículo da cartilha que trata sobre dicas de segurança para os usuários de dispositivos móveis.

O documento alerta os consumidores brasileiros que planejam adquirir um dispositivo móvel para que procurem obter mais informações sobre os mecanismos de segurança de cada aparelho. E em caso de compra de um smartphone usado, o órgão sugere que os consumidores retomem os aparelhos para suas configurações originais, evitando assim problemas com segurança e privacidade.

Sugere-se ainda que os consumidores, ao adquirirem seus novos aparelhos, os protejam realizando a instalação da antivírus e sempre evitem clicar em links enviados por mensagens de texto, e-mail ou redes sociais, mesmo que os remetentes sejam pessoas conhecidas. A cartilha também recomenda que os usuários bloqueiem seus aparelhos com senhas, evitando o acesso de terceiros ao conteúdo armazenado no smartphone ou tablet.

Cartilha segurança dispositivos móveis

Foto: Canaltech

Quando o assunto é conexão com a internet, a cartilha alerta os usuários a terem muito cuidado ao acessar redes Wi-Fi públicas, que podem transmitir vírus ou até permitir que seu aparelho seja acessado remotamente, e que desabilitem a função de acesso ao Wi-Fi quando não estiverem próximos de uma rede de confiança. A mesma dica vale para o Bluetooth. Além disso, o CERT.br sugere aos usuários a instalação de aplicativos que permitam o rastreamento/bloqueio do aparelho em casos de roubo e perda, e se o usuário armazenar dados profissionais em seu dispositivo, é ideal que ele relate à sua empresa o ocorrido. Aqui você acessa a cartilha completa.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.