Já conhece o super vírus Flame?

Por Ultradownloads | 31 de Maio de 2012 às 09h00

Circulando pela internet desde 2010, o mais novo super vírus da rede foi descoberto recentemente pela Kaspersky, empresa especializada em segurança online. Conhecido como Flame, ele possui a capacidade de se espalhar por milhares de computadores de uma vez e tem preocupado os países do Oriente Médio, em especial o Irã.

Desenvolvido na linguagem Lua, o vírus já é considerado 40 vezes pior que o antecessor Stuxnet, e a empresa de antivírus estima que demorará cerca de 1 ano para entender completamente todo o código. O ponto que mais chama a atenção no vírus é que ele não foi projetado para roubar dados pessoais ou senhas bancárias, mas sim senhas e controles de acesso de infraestruturas críticas, como uma usina nuclear.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Rastros do vírus, que se comporta como um Trojan agindo silenciosamente, já foram encontrados em vários computadores do ministério e da indústria iraniana, tendo o poder de paralizar todos eles, se quem os controla der um sinal. Embora ninguém ainda consiga dizer com precisão quem é o criador do malware, o funcionamento dele mostra sinais de motivações sociopolíticas trabalhando por trás, e os países atingidos estão trabalhando arduamente para deter a praga.

Trecho de código do vírus Flame

Fonte: Idgnow

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.