Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Falha no Google Chrome permite que sites gravem conversas pelo microfone do PC

Por| 23 de Janeiro de 2014 às 13h25

Link copiado!

Falha no Google Chrome permite que sites gravem conversas pelo microfone do PC
Falha no Google Chrome permite que sites gravem conversas pelo microfone do PC
Tudo sobre Google

Comandos de voz são uma opção relativamente nova em vários dispositivos eletrônicos. O recurso ganhou popularidade com a chegada da Siri, no iPhone, e se estendeu para outros produtos, como o Google Now, do Android, e nos videogames de nova geração Xbox One e PlayStation 4. Mas até que ponto essa ferramenta um tanto futurista pode atingir nossa privacidade?

Pelo menos nos computadores, a situação é preocupante. Isso porque o Google Chrome, um dos navegadores mais usados no mundo, tem uma falha grave de segurança que permite a qualquer site gravar suas conversas por tempo indeterminado sem que você saiba disso. O erro foi descoberto pelo desenvolvedor Tal Ater, que publicou em seu site detalhes de como esse bug acontece.

Na demonstração feita por Tal, a falha começa quando alguém abre uma página qualquer que é compatível com os comandos de voz. Quando o usuário autoriza o endereço a escutar tudo o que é dito, o site consegue acessar o microfone do computador e gravar as informações mesmo depois de fechar a página em questão. Caso as janelas desses sites com suporte a comandos de voz sejam fechadas, aparece um pop-up disfarçado com um anúncio para manter o microfone ligado e, enquanto permanecer aberta, todos os ruídos continuarão a ser gravados sem que o internauta tenha conhecimento.

"Enquanto o Google Chrome estiver rodando, nada do que é dito próximo ao seu computador pode ser considerado privado", alerta o desenvolvedor. Tal afirma que descobriu o erro há quatro meses e o notificou ao Google, quando a empresa confirmou que, de fato, havia vulnerabilidades de segurança no navegador. No entanto, a companhia não corrigiu o bug, o que motivou Tal a criar um site para informar o público sobre o ocorrido.

Continua após a publicidade

Um porta-voz do Google revelou ao The Verge que o erro está sendo investigado. "Acreditamos que não existem ameaças imediatas, já que os usuários devem primeiro autorizar o acesso de reconhecimento por voz dos sites ao utilizar microfone", disse.

Vale lembrar que todo o acesso do Google Chrome ao microfone é determinado pelo próprio usuário, que deve alterar as configurações das extensões para garantir que as conversas não sejam escutadas por terceiros. Por isso é preciso ficar atento, já que cada vez mais sites e aplicativos fazem uso de algum sistema de reconhecimento de voz. "Autorizar os comandos por voz de um site será tão comum quanto conversar com a Siri", alerta Tal Ater.

Assista abaixo ao vídeo da demonstração feita por Tal sobre as gravações que o Chrome faz usando o microfone do computador: