Estudo: Qual a senha de quatro dígitos é a mais segura?

Por Redação | 21.09.2012 às 15:55

Na hora de fazer uma nova senha, você sabe qual seria a combinação de números mais segura? A antiga senha de quatro dígitos menos utilizada do mundo era '8068', porém, nesta semana, pesquisadores da Data Genetics afirmaram que essa combinação deixou de ser segura para os seus usuários.

Segundo informações da NBC News, os pesquisadores vasculharam mais de 3,4 milhões de combinações de quatro dígitos e encontraram a sequência '8068' sendo usada apenas 25 vezes. Especialistas afirmam que, após a divulgação da pesquisa, os usuários devem permanecer longe dessa combinação, já que criminosos começam a testar essa sequência logo após a clássica '1234', utilizada por 11% das pessoas.

Não tão comum quanto o '1234', senhas que começam com o número "19" também são muito populares. Esse número é muito usado, pois as pessoas gostam de vincular suas senhas com um ano significativo em suas vidas, fazendo com que essa combinação esteja entre as cinco senhas mais usadas.

password

Especialistas afirmam que 10% de todas as contas bancárias podem ser facilmente acessadas com apenas um palpite

As 20 senhas mais usadas incluem combinações em que o primeiro número é repetido diversas vezes como, por exemplo, '333'. Além disso, o estudo também revelou que muitas das senhas mais usadas se baseiam em pistas visuais como a combinação '2580', pois são os números que se encontram localizados na parte central do teclado de telefones e caixas eletrônicos.

Com base nesses dados, especialistas afirmam que mais de 10% de todas as contas bancárias podem ser acessadas facilmente com apenas um palpite. E além disso, um terço de todas as combinações de identificação são feitas com apenas 61 variações diferentes.

Os analistas afirmam: 'tamanho não indica segurança'. Mesmo as combinações mais longas podem ser perigosas para os seus usuários, já que a maioria das senhas apresenta números sequenciais como, por exemplo, '7777777' ou '123123'.