Divulgar números de celular na web pode por em risco sua segurança

Por Redação | 17 de Março de 2015 às 15h08

Um dos recursos mais esperados por aqueles que usam o WhatsApp finalmente está dando as caras. Trata-se de uma função que permite realizar chamadas de voz pelo mensageiro, comprado pelo Facebook há cerca de um ano. Como a novidade ainda está em fase de testes, são poucas as pessoas que podem testar o recurso. E como muitos usuários não têm acesso à nova opção, muitos têm divulgado seus números na web para saber como ela funciona.

O problema é que é justamente aí que se encontra um perigo: a divulgação de números de telefone na internet e para todos, em especial nas redes sociais. Acontece que, como ainda tem gente curiosa para testar a funcionalidade, algumas pessoas têm se oferecido nos comentários de blogs e sites da web para fazer as chamadas de voz e, com isso, "habilitar" a função no WhatsApp de outros usuários. Contudo, colocar os números de celular em páginas públicas oferece um risco ainda desconhecido para milhares de brasileiros. É o que afirma Nelson Barbosa, especialista da informação digital da Symantec.

Publicar dados pessoais em sites da internet já é uma manobra bastante arriscada, mas pode significar um problema maior com a chegada de apps e serviços utilizados por milhões de pessoas em todo o mundo. No caso do WhatsApp, um dos golpes mais recentes aplicados por cibercriminosos é o envio de um link para o telefone do usuário que garante a liberação do recurso de chamada de voz se o dono do aparelho acessar aquele link.

A mensagem em questão é falsa e exibe os seguintes dizeres: "Parabéns!! Você foi convidado a experimentar o Ligações Por WhatsApp! Convide 10 amigos ativos no WhatsApp para ativar o Ligações por WhatsApp". Se o usuário clicar no botão "Activate Now", ele é direcionado para outra página falsa, que por sua vez rouba todos os contatos daquele telefone. Além de não ativar a função de chamadas por voz, o malware passa a enviar o mesmo spam para sua lista de amigos no mensageiro.

E os problemas não param por aí. Quem não foi vítima ou não conhece alguém que recebeu uma ligação anônima de alguém incitando um falso sequestro? O golpe, bem conhecido no Brasil, pretende conseguir algum dinheiro em troca da falsa ameaça. Para evitar que essas e outras aconteçam, o melhor é não divulgar números de telefone em páginas da web abertas ao público. E ignorar mensagens e links de contatos que você não conhece. Nesse caso, vale até um bloqueio.

Lembrando mais uma vez que a função de chamadas de voz no WhatsApp ainda está em fase de testes e apenas alguns usuários receberam o recurso. Caso queira experimentá-la antes do lançamento oficial, a dica é pedir ligações de voz apenas para pessoas que você conhece e que já têm a funcionalidade liberada. É melhor preferir os contatos de seu círculo social e confiar apenas em quem você conhece. Com informações do TechTudo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.