Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Divulgar números de celular na web pode por em risco sua segurança

Por| 17 de Março de 2015 às 15h08

Link copiado!

Divulgar números de celular na web pode por em risco sua segurança
Divulgar números de celular na web pode por em risco sua segurança

Um dos recursos mais esperados por aqueles que usam o WhatsApp finalmente está dando as caras. Trata-se de uma função que permite realizar chamadas de voz pelo mensageiro, comprado pelo Facebook há cerca de um ano. Como a novidade ainda está em fase de testes, são poucas as pessoas que podem testar o recurso. E como muitos usuários não têm acesso à nova opção, muitos têm divulgado seus números na web para saber como ela funciona.

O problema é que é justamente aí que se encontra um perigo: a divulgação de números de telefone na internet e para todos, em especial nas redes sociais. Acontece que, como ainda tem gente curiosa para testar a funcionalidade, algumas pessoas têm se oferecido nos comentários de blogs e sites da web para fazer as chamadas de voz e, com isso, "habilitar" a função no WhatsApp de outros usuários. Contudo, colocar os números de celular em páginas públicas oferece um risco ainda desconhecido para milhares de brasileiros. É o que afirma Nelson Barbosa, especialista da informação digital da Symantec.

Publicar dados pessoais em sites da internet já é uma manobra bastante arriscada, mas pode significar um problema maior com a chegada de apps e serviços utilizados por milhões de pessoas em todo o mundo. No caso do WhatsApp, um dos golpes mais recentes aplicados por cibercriminosos é o envio de um link para o telefone do usuário que garante a liberação do recurso de chamada de voz se o dono do aparelho acessar aquele link.

A mensagem em questão é falsa e exibe os seguintes dizeres: "Parabéns!! Você foi convidado a experimentar o Ligações Por WhatsApp! Convide 10 amigos ativos no WhatsApp para ativar o Ligações por WhatsApp". Se o usuário clicar no botão "Activate Now", ele é direcionado para outra página falsa, que por sua vez rouba todos os contatos daquele telefone. Além de não ativar a função de chamadas por voz, o malware passa a enviar o mesmo spam para sua lista de amigos no mensageiro.

Continua após a publicidade

E os problemas não param por aí. Quem não foi vítima ou não conhece alguém que recebeu uma ligação anônima de alguém incitando um falso sequestro? O golpe, bem conhecido no Brasil, pretende conseguir algum dinheiro em troca da falsa ameaça. Para evitar que essas e outras aconteçam, o melhor é não divulgar números de telefone em páginas da web abertas ao público. E ignorar mensagens e links de contatos que você não conhece. Nesse caso, vale até um bloqueio.

Lembrando mais uma vez que a função de chamadas de voz no WhatsApp ainda está em fase de testes e apenas alguns usuários receberam o recurso. Caso queira experimentá-la antes do lançamento oficial, a dica é pedir ligações de voz apenas para pessoas que você conhece e que já têm a funcionalidade liberada. É melhor preferir os contatos de seu círculo social e confiar apenas em quem você conhece. Com informações do TechTudo.