Como proteger seu cartão de crédito ao fazer compras online?

Por Redação

Comprar pela internet é sempre uma grande comodidade: nada melhor do que adquirir um produto ou serviço no conforto e segurança do seu lar, sem precisar enfrentar filas, especialmente na hora de fazer as costumeiras compras de final de ano.

Entretanto, fazer compras online implica em preocupações extras com segurança: sites mal desenvolvidos e inseguros, software malicioso e diversos outros perigos podem comprometer seus dados e transformar uma atividade prática em uma grande dor de cabeça.

É sempre muito importante tomar determinados cuidados e precauções na hora de efetuar transações online. O Canaltech lista agora alguns desses cuidados para que você possa fazer suas compras com toda segurança e tranquilidade.

Procure sites realmente seguros

Muitas lojas online podem não merecer a confiança de clientes em potencial por não oferecer uma estrutura adequada de proteção aos dados de seus usuários. Na hora de comprar, verifique se o ambiente virtual é seguro: se o endereço do site começar com https://, é sinal de que o site oferece uma boa segurança.

Atente também para a forma como o site armazena seus dados. Se você já é cadastrado, faça o teste solicitando recuperação de senha da sua senha (como se a tivesse esquecido). Sites realmente seguros jamais enviam a senha verdadeira por e-mail, mas sim um link para você poder criar uma senha completamente nova.

Se o site enviar a sua senha verdadeira por e-mail, significa que ele a salva no banco de dados sem nenhuma criptografia ou outra forma de proteção. Se esse for o caso, é melhor fugir o quanto antes!

Adquira um cartão de crédito pré-pago

Uma forma interessante de proteger seu cartão de crédito em compras online é adquirindo um substituto para ele. Para cumprir esse objetivo, surgiram no mercado os cartões de crédito pré-pagos.

Esse tipo diferenciado de cartão serve para efetuar compras sem que seja necessário o uso do seu cartão principal, permitindo a adição de pequenas quantidades de dinheiro para as transações como se fosse uma recarga de celular. Basta efetuar o pagamento de um boleto, aguardar o dinheiro cair no cartão e usá-lo como se fosse um cartão de crédito comum.

Alguns bancos (como o Banco do Brasil), bandeiras de cartão (como Visa e MasterCard) e entidades independentes (como a Meo Cartão) oferecem cartões de crédito pré-pagos aos seus clientes. Verifique com o seu banco como fazer para obter o seu.

Use gateways de pagamento

Sistemas de pagamento como o PayPal e o PagSeguro oferecem uma camada extra de segurança em compras nacionais e internacionais ao permitir que se evite digitar o número de cartão de crédito em um site.

Ao criar sua conta em um desses serviços, é possível atrelar um ou mais cartões de crédito a um endereço de e-mail. Depois, é só entrar com esse mesmo e-mail na loja online de sua preferência e efetuar compras com segurança.

Ative mais camadas de segurança em seu cartão

Alguns bancos oferecem formas extras de fortalecer a segurança do cartão de crédito que não são ativadas por padrão: tokens e códigos de segurança podem ser utilizados no ato de um pagamento e impedem o uso por pessoas não autorizadas.

Outra boa ideia é substituir antigos cartões magnéticos por cartões dotados de chip, que são bem mais seguros e só podem ser usados em compras com o fornecimento de uma senha.

Verifique com seu banco a possibilidade de ativar essas camadas extras de segurança. Um pequeno trabalho a mais pode lhe render mais tranquilidade depois.

Ajuste seu navegador

Seu navegador também precisa estar seguro na hora que você for fazer as compras. Felizmente, todos os browsers disponíveis no mercado oferecem ferramentas nativas para fortalecer a segurança na hora de navegar. Uma das mais eficientes é a desativação do preenchimento automático de formulários para que não se corra o risco de preencher o número do cartão de crédito em sites indesejados.

No Mozilla Firefox, clique no botão do "Menu" > "Opções" > "Privacidade". Selecione a opção "Usar minhas configurações" e depois desmarque a opção "Memorizar dados fornecidos a páginas e à barra de pesquisa".

Proteger cartão de crédito

No Google Chrome, clique no botão "Menu" > "Configurações" e depois selecione a opção "Mostrar configurações avançadas...". Clique em "Gerenciar configurações de preenchimento automático" e apague todos os dados de links e números de cartão que estiverem salvos. Após isso, desmarque a opção "Ative o preenchimento automático de formulários".

Proteger cartão de crédito
Proteger cartão de crédito

Estas são apenas algumas formas de se proteger contra fraudes na hora de fazer suas compras online. Com esses procedimentos, você poderá fazer suas compras e outras transações financeiras na internet mais tranquilamente.