Como criptografar seus arquivos com o TrueCrypt

Que tal um programa gratuito e de código aberto para esconder seus arquivos confidenciais, com foco na privacidade e segurança? Com o Truecrypt é possível criar um drive virtual criptografado para proteger os seus arquivos de qualquer pessoa que queira acessá-los sem a sua permissão. Confira esse passo-a-passo!
Parte 1 - Criação do arquivo criptografado
Após a instalação do programa, na tela inicial clique em "Create Volume" para iniciar o processo, lembrando que o usuário pode criar quantos drives precisar, conforme e necessidade.

Na próxima tela são apresentadas três opções, onde a primeira cria um volume simples, para que ele seja utilizado como diretório para os arquivos; a segunda utiliza um dispositivo externo (como uma outra partição, pendrive ou disco rígido externo); e a terceira criptografa todo o sistema, solicitando a senha de desbloqueio na inicialização.
Em nosso exemplo, optamos pela opção 1, porém, as outras apresentam resultados semelhantes e são utilizadas para aplicações específicas.

Em seguida é oferecida a opção de criar um arquivo comum ou um volume escondido. A segunda opção nós só recomendamos para usuários avançados, não havendo necessidade para o usuário comum devido à pouca utilidade, por isso selecionamos a primeira.

A próxima etapa é bastante simples. basta escolher a localização no disco onde o arquivo ficará e clicar em "Next". É importante lembrar que o Truecrypt não criptografa um arquivo existe, mas sim cria um novo que passará a funcionar como uma pasta de sistema, só que exigindo uma senha para acessá-la.

Agora é a hora de escolher o tipo de algoritmo criptográfico que será utilizado. Optamos por AES (Advanced Encryption Standard, com uma chave de 256 bits) devido à finalidade de teste, porém o usuário pode escolher a que considerar mais segura, entre diversas opções, como pode ser visto abaixo.

Agora escolha o tamanho do arquivo que deseja criar para guardar os seus arquivos. Embora seja possível criar vários arquivos conforme a necessidade, não é possível expandir ou diminuir o tamanho do arquivo após a sua criação.

Escolha uma senha segura e anote em um papel, digitando duas vezes para confirmar.

Caso o Truecrypt considere a senha muito fácil de ser burlada por ataques do tipo "força bruta" aparecerá uma janela com esse aviso. É possível continuar mesmo assim, mas criar uma senha segura é um passo fundamental para garantir a proteção de seus arquivos.

Na escolha de formato do arquivo criptografado, recomendamos a escolha do NTFS (New Type File System) pois este é mais seguro que o formato FAT e suporta arquivos grandes, com mais de 4 gigabytes.

Pronto! Agora só aparecerá uma mensagem de confirmação da criação do arquivo criptografado. Basta crlicar em "Next" para visualizá-lo e começar a utilizá-lo.

Parte 2 - Utilizando o arquivo
Agora que o arquivo (também conhecido como "contâiner") está criado, ele aparecerá na janela inicial do programa ao lado de uma letra, funcionando basicamente como uma outra partição, onde o usuário deve colocar os arquivos que deseja armazenar com segurança. Clique em "Select" e navegue pelos diretórios até onde está localizado o arquivo criado. Quando selecioná-lo, como na janela abaixo, clique em "Mount".

Basta digitar a senha e pronto! Aparecerá um novo drive no Windows Explorer como se existisse de fato uma nova partição, acessível apenas por senha. Caso não queria fazer essas operações cada vez que iniciar o PC, clique em "Auto-mount" e você terá um drive criptografado sempre que necessitar.

Conseguiu seguir todos os passos ou ficou alguma dúvida?
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.