Atenção: email falso do Serasa contém malware e rouba dados financeiros

Por Redação | 23.12.2013 às 13:37 - atualizado em 23.12.2013 às 14:11

A Nodes Tecnologia, distribuidora das soluções de segurança da Avira no Brasil, acaba de identificar uma nova tentativa de crime cibernético. Os criminosos enviam um email falso em nome da Serasa alertando sobre débito pendente. Como muitos consumidores podem ter realmente este tipo de pendência ou têm medo de sujar o nome, os criminosos esperam que o usuário abra o e-mail para verificar do que se trata. É nesta hora que um arquivo contaminado com um cavalo de Troia é instalado no computador para realizar a coleta dos dados bancários e de cartões de crédito das pessoas.

A mensagem temo como remetente um e-mail falso, mas com um domínio que engana as pessoas: “Serasa S/A (nnnnnnnnn)@serasa.com.br” e dizendo que o CPF cadastrado para o endereço eletrônico do usuário possui débitos que devem ser quitados. “Como para fazer compras o consumidor necessita ter nome limpo, ele pode se apavorar, principalmente nesta época do ano porque ele tem poucos dias para fazer suas compras de Natal. É neste momento que os criminosos podem obter êxito em sua tentativa de roubar as pessoas”, comenta Eduardo Lopes, diretor da Nodes Tecnologia para o site Risk REPORT.

Email falso Serasa

Email falso do Serasa

Lopes orienta ainda a nunca confiar em mensagens por email, pois tanto a Serasa quanto qualquer outra empresa (como bancos e administradoras de cartão de crédito) jamais farão contato por email, será sempre pelos Correios, com correspondência enviada para a residência do cliente. Deve-se ficar atento também às ligações telefônicas, pois muitas vezes pode ser golpe (apesar de que certas empresas e bancos podem sim fazer o contato telefônico). Além disso, deve-se manter sempre o sistema e os programas antivirus atualizados.

O Serasa ainda possui um serviço de consulta online gratuito, o Serasa Consumidor.