Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

78 mil sites falsos são identificados pela PSafe nos primeiros 45 dias de 2022

Por| Editado por Claudio Yuge | 22 de Março de 2022 às 22h00

Link copiado!

Pexels/energepic.com
Pexels/energepic.com

Um levantamento realizado pelo dfndr enterprise, solução de cibersegurança da PSafe, entre 1 de janeiro e 15 de fevereiro de 2022, identificou mais de 78 mil sites maliciosos no Brasil. Os principais temas utilizados pelos cibercriminosos foram phishing genérico (43%) e falsa premiação (41%), e todos são utilizados com o mesmo fim: tentar obter dados de vítimas desavisadas.

Os sites falsos são majoritariamente utilizados para aplicarem golpes de phishing, que são golpes virtuais em que os cibercriminosos criam uma página que se passa por sites oficiais de empresas ou pessoas famosas com o objetivo de atrair vítimas para retirar informações confidenciais, como nome, CPF, dados de contas bancárias e-mail ou senhas.

Para pessoas físicas, os prejuízos vão desde acesso indevido ao e-mail, redes sociais, até perdas financeiras como acesso a um aplicativo de banco ou utilização do cartão de crédito, uma vez que os sites também podem ser utilizados para se passarem por e-commerce de varejo, conseguindo todas as informações de um cartão de crédito.

Continua após a publicidade

“É um dado bastante alarmante especialmente para empresas, pois muitas destas páginas podem ser utilizadas para conseguirem dados sensíveis e credenciais de colaboradores que, posteriormente, podem vir a ser a porta de entrada para o login de um cibercriminoso no sistema da companhia”, enfatiza o CEO da PSafe, Marco DeMello.

DeMello também afirma que phishing costuma ser um meio bastante utilizado pelos cibercriminosos para aplicarem golpes virtuais de estelionato, e exemplifica que, somente nos dois primeiros meses de 2022, a PSafe já bloqueou mais de 4,2 milhões de golpes virtuais, com 3,7 milhões sendo especificamente relacionados a phishing.

Dicas de segurança contra phishing

Continua após a publicidade

Ao passo que o phishing é preocupante, ele também é um dos golpes mais antigos do mundo virtual, o que faz com que muitos especialistas já tenham desenvolvido táticas para ajudar os usuários a se protegerem dessas fraudes. A PSafe compartilhou alguns desses passos com o Canaltech, e listamos eles a seguir. Confira:

  • Evite clicar em links de fontes desconhecidas, especialmente os que forem compartilhados via aplicativos de troca de mensagem e redes sociais;
  • Crie o hábito de duvidar das informações compartilhadas na internet e nunca informe dados sensíveis em links de procedência duvidosa;
  • Procure sempre confirmar a veracidade das informações nas páginas e sites oficiais das empresas;
  • Fique atento a erros de digitação em e-mails e páginas, eles podem indicar as tentativas de golpe.