Reino Unido fará estudo gigantesco com exames de sangue para detectar câncer
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (National Health Service - NHS) pretende fazer o maior estudo com exames de sangue de todos os tempos para detectar mais de 50 tipos de câncer antes que os sintomas apareçam. A ideia é detectar cânceres que não são rastreados normalmente e identificar onde a doença está no corpo do paciente.
- Os 10 tipos de câncer mais comuns no Brasil
- Cientistas encontram denominador comum entre todos os tipos de câncer
- O que pode causar câncer? Veja 35 hábitos associados a essa doença
O teste funciona procurando por alterações químicas em fragmentos do código genético que os tumores vazam para a corrente sanguínea, com alguns tumores liberando pequenos pedaços de seu DNA para o sangue muito antes dos sintomas do câncer aparecerem.
Como funcionará a pesquisa
O NHS pretende recrutar 140 mil voluntários em oito áreas da Inglaterra. Os participantes, que não devem ter tido um diagnóstico de câncer nos últimos três anos, serão solicitados a dar uma amostra de sangue em uma clínica local e voltar após um ano, e novamente em dois anos, para fornecer mais amostras.
“Ao encontrar o câncer antes mesmo de os sinais e sintomas aparecerem, temos a melhor chance de tratá-lo e podemos dar às pessoas a melhor chance possível de sobrevivência. Se for bem-sucedido, [o exame de sangue] pode desempenhar um papel importante em detectar três quartos dos cânceres em um estágio inicial, quando são mais fáceis de tratar", afirma a presidente-executiva do NHS, Amanda Pritchard.
Pritchard reitera que qualquer pessoa no grupo de teste com sinais de câncer será contatada por um enfermeiro e encaminhada a um hospital para mais testes.
Fonte: The Independent