Realidade Virtual ajuda atletas de ski e snowboard em treinos para as Olimpíadas

Por Redação | 24 de Janeiro de 2018 às 18h01
SkiMag

Atletas da equipe de ski e snowboard dos Estados Unidos estão usando a Realidade Virtual em seus treinamentos para os próximos jogos Olímpicos de Inverno 2018, na Coreia do Sul.

Ainda em 2017, a equipe de ski entrou em contato com a empresa STRIVR, responsável por desenvolver soluções em Realidade Virtual, para criar um programa de treinamento mental para os atletas, fazendo com que eles pudessem emergir em simulações de trilhas. A STRIVR já trabalhou desta forma com jogadores de NFL e juízes, além de funcionários do Walmart.

O CEO da STRIVR, Derek Belch, disse que no início não acreditou que a empresa pudesse entregar a solução adequada. Entre as preocupações estava a possibilidade de que os atletas sofressem fortes tonturas, uma vez que o simulador passaria por inúmeras ladeiras e inclinações de montanhas virtuais. Porém, o time da STRIVR seguiu em frente com o projeto.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Para simular o mundo real no mundo virtual, uma câmera 360 foi acoplada no capacete de um atleta enquanto ele esquiava por montanhas. Até mesmo o som captado nos movimentos é usado na simulação.

Nos treinamentos, os atletas ficam posicionados em uma tábua, como se fosse a prancha de ski ou snowboard, utilizando um óculos VR conectado ao software criado pela STRIVR. 

O treinamento é capaz de de oferecer ao atleta o percurso exato, quantas vezes ele precisar. A simulação do software permite que o cérebro assimile os movimentos e responda como se ele realmente estivesse nas montanhas.

O vídeo abaixo mostra como os usuários veem o percurso:

As Olimpíadas de Inverno começam no dia 9 de fevereiro, na Coreia do Sul.

Fonte: Sport Techie

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.