Publicidade

Facebook está construindo espaços virtuais para melhorar recursos de RV e RA

Por| 17 de Junho de 2019 às 09h19

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Facebook

A equipe de inteligência artificial do Facebook anunciou na semana passada a criação de uma plataforma aberta chamada AI Habitat, um conjunto de dados desenvolvido para ajudar pesquisadores na criação de realidade aumentada e virtual mais realistas, bem como assistentes virtuais. Enquanto isso, o Facebook Reality Labs, que até o ano passado se chamava Oculus Research, anunciou um conjunto de dados com amostras fotorrealistas chamado Replica.

Tanto a plataforma Habitat quanto a Replica já estão disponíveis para download no Github, e os desenvolvedores poderão usar as ferramentas para treinar robôs em ações como ver, agir, falar, raciocinar e planejar de forma simultânea.

O conjunto de dados Replica possui 18 espaços de amostras diferentes, como sala de estar, de conferências e casas de dois andares. Com isso, a expectativa é que comandos como "pegue algo" possam acontecer com robôs físicos em ambientes reais em breve. As simulações mostram réplicas com os detalhes mais sutis, como material do sofá ou reflexo de espelho.

Continua após a publicidade

"Assim como o trabalho de pesquisa do Facebook Reality Labs sobre seres humanos captura e possibilita a transmissão da presença humana, nosso trabalho de reconstrução captura como é estar em um lugar no trabalho, em casa ou fora, em lojas, museus ou café", conta Richard Newcombe, diretor de pesquisa do Facebook Reality Labs.

Fonte: Facebook AI