Publicidade

Código do iOS 13 mostra que Apple não desistiu de óculos de realidade aumentada

Por| 03 de Setembro de 2019 às 09h33

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Se tem um produto da Apple que é um verdadeiro mistério, são os óculos de realidade aumentada, chamado popularmente de Apple Glasses. Inicialmente, o produto estava previsto para chegar em 2020. Depois, as especulações mudaram para 2021. Em julho, a internet suspeitou que a empresa havia deixado o projeto para trás, mas no domingo (1º), parece que toda essa confusão em torno do que vai ser desse produto acabou se resolvendo. Acontece que builds internas do iOS 13 deram a entender que a Apple ainda está trabalhando nos óculos.

Não entendeu nada? Calma. É o seguinte: o MacRumors, conhecido por trazer várias informações com bastante antecedência sobre produtos da Apple, descobriu documentos presentes no código-fonte de uma das versões do iOS 13 que indicam recursos voltados exclusivamente à realidade aumentada — que é justamente a proposta dos óculos.

Dentre esses documentos consta, por exemplo, um aplicativo chamado STARTester, cuja ideia é replicar os efeitos de um óculos de realidade aumentada no iPhone, presumivelmente para fins de testes e desenvolvimento. As investigações do MacRumors também trouxeram à tona um arquivo interno de leitura que revela um sistema intitulado StarBoard, que é destinado a apps que giram em torno de funcionalidades de realidade aumentada. O site viu que o documento nomeia o projeto como "Garta" e traz vários protótipos. No StarBoard, foram vistos inúmeros comandos de "visualizações" e "cenas" fazendo referência a realidade aumentada, incluindo recursos chamados "ARStarBoardViewController" e "ARStarBoardSceneManager".

A Apple vem explorando a realidade virtual e as tecnologias de realidade aumentada há mais de 10 anos, com base em registros de patentes. Também há rumores de que a empresa tem uma unidade de pesquisa secreta composta por centenas de funcionários trabalhando em realidade aumentada e realidade virtual, explorando maneiras pelas quais tecnologias emergentes poderiam ser usadas em futuros produtos da Apple.

Continua após a publicidade

Fonte: MacRumorsDigital Trends