Publicidade

Vídeo mostra drone fazendo "delivery" de cão-robô armado com metralhadora

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Outubro de 2022 às 16h55

Link copiado!

Reprodução/Twitter Lia Wong
Reprodução/Twitter Lia Wong

Um vídeo de um minuto postado pela primeira vez na rede social chinesa Weibo viralizou no Twitter. Nas imagens é possível ver um drone carregando um cão-robô — armado com o que parece ser uma metralhadora — e deixando a máquina em um telhado de uma área urbana.

Na filmagem feita em baixa resolução, o quadricóptero se aproxima do local com extrema facilidade, libera o bot e voa para longe. Em seguida, o robô parece ganhar vida, estica as pernas e começa a andar, como se estivesse fazendo o reconhecimento da área onde foi deixado.

“Cães de guerra que descem do céu e podem ser inseridos diretamente nos elos fracos atrás do inimigo para realizar ataques surpresa, ou serem entregues no topo de edifícios inimigos para suprimir seu poder de fogo”, diz a publicação postada no Twitter pelo perfil @LiaWongOISNT.

Continua após a publicidade

Blood-Wing

No canto superior direito da imagem é possível ver as palavras “Blood-Wing” escritas em inglês (talvez Asa de Sangue, numa tradução livre). A postagem, no entanto, não deixa claro qual o verdadeiro significado desses termos exibidos durante o vídeo inteiro.

Por enquanto, o objetivo real do drone permanece um mistério. Alguns especialistas acreditam que as imagens foram feitas durante algum exercício militar chinês, mostrando que um cão-robô armado poderia ser deixado em qualquer lugar, de maneira silenciosa e furtiva.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A única coisa que ficou mais ou menos clara é a arma carregada pelo bot que, ao que tudo indica, é uma metralhadora leve chinesa QBB-97 — uma derivação do fuzil de assalto QBZ-95 — utilizado originalmente pelas forças do Exército de Libertação Popular da China desde 1995.

Cães de guerra

Não é a primeira vez que cães-robôs são usados para demonstrar o poder bélico de alguma país. Em agosto desse ano, uma empresa russa de engenharia apresentou um bot capaz de realizar disparos, transportar armas e munições. O robô vestindo um macacão preto foi exibido numa convenção militar em Moscou com um lançador de foguete preso às costas.

Continua após a publicidade

Em julho, oficiais da Força Espacial dos Estados Unidos fizeram uma demonstração de um cão-robô fabricado pela Ghost Robotics que pode ser usado para patrulhamento e segurança. Os quadrúpedes não foram exibidos carregando armas de guerra, mas a empresa deixou claro que isso é totalmente possível, caso seja necessário.