Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Startup cria frota de drones autônomos para monitorar os oceanos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Dezembro de 2022 às 10h03

Link copiado!

Reprodução/Saildrone
Reprodução/Saildrone

A startup Saildrone, nos Estados Unidos, está construindo uma frota de veículos de superfície não tripulados, (USVS, na sigla em inglês), capazes de monitorar constantemente a topografia e outras condições dos oceanos que cobrem cerca de 70% do planeta Terra.

Segundo seus criadores, esses robôs podem navegar por mais de 800 mil milhas náuticas durante aproximadamente 18 mil dias em alto-mar, coletando dados para pesquisas sobre o clima, mapeamento oceânico em tempo real e outras aplicações de segurança marítima.

Continua após a publicidade

“Acho que esta é a primeira vez que os dados obtidos por meio de um USV são usados ​​numa avaliação formal. Esta missão mostra que podemos fazer isso operacionalmente de forma confiável, rápida e dentro do tempo necessário”, explica o biólogo Alex de Robertis.

Amigos do meio ambiente

Alimentado por energia eólica e solar, cada um dos robôs autônomos carrega 20 sensores científicos que podem medir parâmetros como mudanças na temperatura da superfície da água, atividade da vida selvagem marinha, concentração de dióxido de carbono e poluição oceânica.

Continua após a publicidade

Outra vantagem desse sistema de monitoramento é que os drones podem permanecer meses — ou até mesmo anos — sem precisar de manutenção ou intervenções humanas. Quando um dispositivo necessita de algum tipo de reparo, ele simplesmente retorna ao ponto de apoio em terra firme.

“Como não agride o meio ambiente, passando despercebido durante boa parte do tempo, os drones autônomos são capazes de medir todos os aspectos da saúde dos oceanos, desde a poluição até populações inteiras de peixes e outras criaturas marinhas”, acrescenta de Robertis.

Inteligência artificial

As missões de monitoramento marítimo, vigilância e reconhecimento topográfico são alimentadas por um sistema de aprendizagem de máquina que utiliza processadores integrados para fornecer detecção visual em tempo real de alvos marítimos preestabelecidos.

Continua após a publicidade

Esses sistemas de detecção são então combinados com outras fontes de dados para proporcionar uma imagem nítida sobre todo o ambiente marinho ao seu redor, permitindo o monitoramento em operações autônomas 24 horas por dia, 7 dias por semana, como transmissões via satélite.

“Essa frota global de drones é capaz de monitorar o planeta todo em tempo real, acima e abaixo da superfície da água, de maneira totalmente autônoma e sustentável, possibilitando um mapeamento preciso sobre as condições dos oceanos de uma forma muito mais barata do que ter navios tripulados vagando pelos mares”, encerra o CEO e fundador da Saildrone, Richard Jenkins.

Fonte: Saildrone