Rolls-Royce cria microrrobôs para a manutenção interna de motores de avião

Por Natalie Rosa | 18 de Julho de 2018 às 10h39
photo_camera Reprodução

A fabricante de automóveis e jatos propulsores para aviões Rolls-Royce está desenvolvendo um projeto de microrrobô capaz de rastejar dentro de pequenos espaços. A ideia é que esses autômatos, que medirão apenas 15 milímetros de altura, sejam capazes de descobrir possíveis problemas dentro dos motores dos aviões, executando ainda manutenções de rotina. 

Cada um dos microrrobôs são equipados com câmeras e sensores 3D para o escaneamento e captura de imagens dos motores, de forma a permitir que os engenheiros possam executar a manutenção remotamente.

"Eles podem sair correndo e alcançar diferentes partes da câmara de combustão. Se o fizéssemos de forma convencional, levaria cinco horas. Com esses robôs, quem sabe, pode levar cinco minutos", conta o especialista em tecnologia da Rolls-Royce, James Cell.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Os robôs também podem trabalhar em conjunto, fazendo com que enquanto um trabalha no diagnóstico, outro foque no reparo.

Os microrrobôs ainda não estão prontos e nem com o tamanho ideal desejado, mas a previsão da Rolls-Royce é que o projeto seja finalizado em até dois anos.

Fonte: The Next Web

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.