Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Robô utiliza inteligência artificial para “encontrar o Wally” em 4,5 segundos

Por| 13 de Agosto de 2018 às 19h00

Link copiado!

Robô utiliza inteligência artificial para “encontrar o Wally” em 4,5 segundos
Robô utiliza inteligência artificial para “encontrar o Wally” em 4,5 segundos

Nem a sua infância está totalmente impermeável aos avanços da robótica. Senão, dê uma olhada no robô There’s Waldo. O autômato criado pela agência de publicidade Redpepper consegue responder Onde Está Wally? (o nome do personagem muda dependendo da região) muito mais rápido do que qualquer criança particularmente bem dotada.

There’s Waldo lança mão de ferramentas de reconhecimento facial para identificar rapidamente todos os rostos nas gravuras do livro infantil de Martin Handford. Em um processo que não leva mais do que 4,5 segundos, o robô identifica e arquiva as imagens utilizando OpenCV, comparando-as em seguida com as do próprio Wally por meio do Auto ML, da Google.

Caso chegue a pelo menos 95% de certeza, a geringonça então move seu braço mecânico controlado por um processador Raspberry Pi sobre a cena, repousando uma mão de borracha sobre o sorrateiro Wally. Ao todo, There’s Waldo treinou com 62 imagens do rosto do personagem e 45 de corpo inteiro.

Continua após a publicidade

Programação levou uma semana

Conforme confessou em entrevista ao site The Verge o diretor tecnológico da Redpepper, Matt Reed, o robô foi construído por ele sem qualquer experiência prévia em AutoML. O processo todo levou cerca de uma semana, com programação em Python.

Ainda que seja difícil imaginar qualquer aplicação prática para o There’s Waldo, é fato que se trata de uma demonstração conceitual no mínimo divertida. Caso uma nova criação da Redpepper também consiga identificar Onde No Mundo Está Carmen San Diego... Aí sim a coisa vai ficar séria.

Fonte: The Verge