Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Robô estilo Gundam controlado por RV vai limpar trilhos de trem no Japão

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Abril de 2022 às 11h11

Link copiado!

Reprodução/JR West
Reprodução/JR West

A empresa de trens Japan Railroad West publicou um vídeo com a apresentação do seu robô humanoide criado para transportar equipamentos pesados. A máquina foi montada na extremidade de um guindaste e tem uma aparência que lembra bastante um personagem de Gundam, uma série animada sobre robôs gigantes (mecha) popular no Japão.

A parte mais incrível é que esse mecha reproduz os movimentos do braço e da cabeça de um piloto humano equipado com óculos de realidade virtual e controles de movimento. É como se o próprio condutor executasse tudo aquilo, com um bom nível de resposta.

Continua após a publicidade

Segundo a companhia, o objetivo é melhorar a produtividade sem descuidar da segurança. Dessa forma, trabalhadores podem manipular equipamentos muito pesados pelo sistema ferroviário sem expô-los ao risco de choques elétricos ou quedas.

O corpo do robô é acoplado em um braço do guindaste hidráulico e pode girar em 360 graus sobre o eixo. Embora o vagão seja especialmente reforçado para suportar peso, pernas estabilizadoras são usadas quando é hora de começar a trabalhar.

Como funciona o mecha?

O robô Gundam é controlado remotamente com o apoio de um conjunto de óculos de realidade virtual, rastreadores para identificar movimentos da cabeça e um par de alças para mover os braços/mãos. Quanto mais pesado é um objeto, mais difícil é o movimento das alças, para o piloto sentir o reflexo de volta e evitar sobrecarga.

Continua após a publicidade

O vídeo publicado no Twitter mostra o mecha levantando componentes grandes e aparentemente pesados. Ele também é usado para limpar as estruturas do trilho aéreo com uma escova especial.

Dá para notar também o uso de mãos robóticas para manipular ferramentas de forma bastante eficaz, com um razoável nível de destreza. É claro que a velocidade de execução e a precisão ainda não se comparam aos humanos, mas trata-se de uma solução muito interessante para maquinários pesados.

Humanoide, mas nem tanto

Continua após a publicidade

Os androides modernos são inspirados em formas humanas, mas o robô da Japan West certamente não teria sucesso se emulasse o corpo frágil das pessoas. Embora tenha traços comuns, como braços, pernas e cabeça, esse estilo de construção serve apenas para ajudar o piloto a melhor controlar tudo.

A máquina é desenvolvida pela companhia ferroviária em parceria com a Human Machinery e a Nippon Signal. Após os testes iniciais, é provável que o maquinário seja reproduzido em escala para atender a outras regiões do Japão, que possui uma das maiores malhas ferroviárias do mundo.

Na terra dos Kaijus e outros monstros, é impossível não traçar um paralelo entre esta máquina e os Jaegers, de Círculo de Fogo, também gerenciados por dispositivos de RV. Se algum dia Tóquio for atacada por monstros, quem sabe este esquadrão Gundam não esteja pronto para combater as forças do mal.

Continua após a publicidade

Fonte: JR West