Robô do Google joga tênis de mesa e vence disputas contra iniciantes; veja vídeo
Por Guilherme Haas |

A equipe de pesquisadores do Google DeepMind desenvolveu um robô capaz de jogar tênis de mesa e vencer disputas contra humanos, pelo menos em nível amador. O robô foi testado contra 29 jogadores de diferentes níveis de habilidade e conseguiu vencer todos os iniciantes e 55% dos jogadores intermediários. No entanto, ao enfrentar adversários avançados, o robô foi derrotado em todas as partidas.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Cão-robô com lança-chamas ajuda na agricultura e combate pragas
Os resultados do novo projeto de robótica foram apresentados em um estudo publicado no arXiv, na última quarta-feira (7).
Robô joga tênis de mesa
O robô utiliza um braço robótico acoplado a uma raquete e uma combinação de algoritmos de inteligência artificial que permitem a execução de movimentos específicos do esporte — como forehands e backhands.
O sistema foi treinado em duas etapas: primeiro em simulações de física computacional, onde aprendeu habilidades básicas de jogo, e depois em situações reais, onde os dados obtidos em partidas foram usados para aperfeiçoar seu desempenho.
Os principais desafios enfrentados pelo robô incluem a reação a bolas rápidas e a leitura de efeitos nas jogadas. Esses obstáculos são atribuídos a limitações de latência do sistema e à falta de dados suficientes para melhorar a precisão em cenários mais complexos. Para contornar essas dificuldades, os pesquisadores planejam explorar algoritmos de controle avançados e otimizações de hardware.
O robô foi elogiado por seu desempenho contra jogadores de nível amador, mas ainda tem limitações em comparação com adversários mais habilidosos. A equipe do Google DeepMind acredita que, com melhorias contínuas, o robô pode se tornar mais competitivo, possivelmente até desafiando jogadores de nível avançado no futuro.
“Este é o primeiro agente robô capaz de praticar um esporte com humanos e em um nível humano”, escreveram os pesquisadores no artigo. “Ele representa um marco no aprendizado e no controle de robôs”.
Confira um vídeo compartilhado por um dos pesquisadores do projeto que mostra o robô em ação:
Embora o projeto tenha foco específico no tênis de mesa, seus desenvolvedores destacam que as técnicas aplicadas na criação desse robô podem ser utilizadas em outras áreas, como manufatura e saúde, onde a capacidade de adaptação a situações reais e imprevisíveis é crucial.
“Ainda há muito trabalho a ser feito para atingir um nível humano de desempenho na execução de tarefas, e depois construir robôs generalistas que sejam capazes de interagir com habilidade e segurança com humanos no mundo real”, concluem os pesquisadores.
Veja também o robô humanoide que luta com homem usando equipamentos de Realidade Virtual (VR).
Fonte: arXiv