Robô alemão recebe injeção de IA e está pronto para construir casas em Marte

Por Redação | 05 de Janeiro de 2018 às 18h35
NASA

Quem sonha em morar em Marte acaba de ganhar uma boa notícia. Se hoje a ideia de ter que construir toda uma civilização no planeta vermelho assusta, então, agora já não há mais motivo para deixar de alimentar esse plano.

O robô Justin, construído pela DLR, a agência espacial da Alemanha, está sendo preparado para construir o primeiro habitat para humanos em Marte. Engenheiros vêm trabalhando para aprimorar as habilidades físicas do robô há mais de uma década, uma vez que Justin foi apresentado ao mundo em 2006. 

O equipamento está pronto para manusear ferramentas, capturar objetos voadores, superar obstáculos terrestres, tirar fotos e enviá-las à central.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A grande novidade é que Justin passou por uma atualização poderosa de inteligência artificial e agora é capaz de pensar e tomar decisões. A grande verdade é que os robôs precisam ser programados e ter informações explícitas sobre praticamente todos os seus movimentos, mas Justin está um degrau acima. Ele é capaz de realizar tarefas complexas e decidir ações que não estão na sua programação.

Aprovado em teste

Por meio do software de reconhecimento de objetos, o robô consegue analisar o ambiente em que está e fazer trabalhos como limpeza e manutenção, inspeção de equipamentos e carregamento de objetos.

E, claro, ele já foi testado e se saiu bem. Em poucos minutos, Justin consertou, sozinho, um painel solar do laboratório de Munique, orientado via tablet por um astronauta da Estação Espacial Internacional.

O robô Justin será uma espécie de faz-tudo em Marte

Fonte: Wired

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.