Precisando de grana? Empresa oferece R$ 500 mil para usar seu rosto em robôs

Por Wagner Wakka | 25 de Outubro de 2019 às 11h52

Você licenciaria seu rosto para ser usado em robôs? E se alguém topasse pagar meio milhão de reais por isso? Esse enredo de um filme futurista pode estar mais próximo do que você imagina. Uma empresa chamada Geomiq está buscando candidatos dispostos a oferecerem seus lindos rostos para que sejam usados em modelos humanoides de robôs. Para isso, a companhia promete pagar £ 100 mil, o que equivale a cerca de R$ 527 mil. 

A Geomiq trabalha com produção de peças e está desenvolvimento o design para um aparelho, ainda sob segredo industrial. A proposta é encontrar rosto “amigável e bondoso” para ser a face do aparelho voltado a ser um assistente físico em residências. 

Contudo, isso é um trabalho da Geomiq para uma terceira companhia. Tal empresa, segundo o comunicado, é privada e tem objetivo de criar tais robôs para fazerem companhias para pessoas idosas. O produto está em desenvolvimento há cinco anos e deve chegar ao mercado em 2020. A companhia tem seu maior investidor em Xangai. 

Diante de tanto obscurantismo, você teria coragem de se inscrever? 

“A empresa disse que precisa de anonimato por conta da natureza secreta do projeto. Entretanto, ela acha que robôs estarão ‘prontamente disponíveis’ ao público em breve e acredita que a campanha vai criar um buzz extra depois do lançamento”, explica a Geomiq. 

Segundo a companhia, o designer pediu que o rosto fosse o mais parecido possível com um humano. Por conta disso, há a busca por candidatos. Ainda não é possível fornecer detalhes sobre como isso será feito, nem como a imagem será usada, mas a pessoa escolhida terá acesso a tais dados antes de fechar um acordo. 

Em suma, o rosto do usuário será replicado em 3D para a modelagem dos bonecos nos robôs domésticos. “Obviamente, não é algo por que habitualmente pedimos, motivo pelo qual fazemos este anúncio público para encontrar a pessoa correta. O designer sabe que isso é algo sério e concordou em pagar £ 100 mil pela licença dos direitos do rosto”, confessa a Geomiq. 

Bom, se você se interessou pelo projeto e gostaria de encarar a ideia, pode enviar a sua foto para [email protected] A empresa é categórica em dizer que as pessoas que não forem escolhidas não serão respondidas.

Fonte: Geomiq

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.