Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Japoneses criam robô bípede que se orienta por meio de uma cabeça com hélices

Por| 15 de Agosto de 2018 às 08h18

Link copiado!

Japoneses criam robô bípede que se orienta por meio de uma cabeça com hélices
Japoneses criam robô bípede que se orienta por meio de uma cabeça com hélices

Robôs de duas pernas não são nenhuma novidade, mas são um tanto quanto difíceis de serem fabricados. Eles precisam ser construídos de maneira que suas pernas consigam equilibrar seu peso, independentemente do movimento que esteja realizando. Se um robô desses cai, ele pode ter seus componentes danificados, ou, dependendo de seu tamanho, podem até machucar alguém que estiver nas proximidades.

Mas pesquisadores da Universidade de Tóquio decidiram desenvolver um robô bípede "diferentão", chamado de Aerial-Biped. "Aerial" porque, em sua cabeça, foi posicionado uma espécie de quadricóptero, com hélices que ajudam a guiar o movimento de suas finas pernas.

Segundo a equipe que criou o projeto, "o objetivo era desenvolver um robô que tivesse a capacidade de exibir a aparência da caminhada bípede com mobilidade dinâmica, mas proporcionando uma nova experiência visual". Eles seguem explicando que "o robô permite o movimento com pernas muito finas, como as de um flamingo, sem prejudicar a mobilidade dinâmica", sendo que "essa abordagem permite que usuários casuais coreografem o robô bípede mesmo sem experiência e, além disso, ele é muito mais barato comparado a um robô bípede convencional".

Continua após a publicidade

O Aerial-Biped aprendeu a andar de maneira convincente por meio do aprendizado de máquina e, portanto, consegue andar com ares realistas, mesmo que seja guiado por um sistema aéreo.

Fonte: TechCrunch