Inscrições para Olimpíada Brasileira de Robótica se encerram em 17 de maio

Por Natalie Rosa | 14 de Maio de 2019 às 20h00
Reprodução: OBR

Interessados em participar da Olimpíada Brasileira de Robótica devem correr para fazer suas inscrições, que se encerram nesta terça-feira (17)! O objetivo do evento é estimular jovens a ingressarem na carreira científico-tecnológicas, além de identificar talentos para a área, promover debates sobre o processo de ensino e aprendizagem do Brasil e disseminar e incentivar a robótica no país. A Olimpíada acontece sob coordenação de Tatiana Pazelli, professora do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

As inscrições, que são gratuitas, estão abertas para estudantes de escolas públicas ou privadas em todo o território nacional, de todos os anos do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio ou técnico, e devem ser realizadas por professores responsáveis.

São duas modalidades a serem disputadas, teórica e prática, tanto para quem nunca teve sequer algum tipo de contato com robótica quanto para quem já está por dentro da área.

Modalidade teórica

A modalidade teórica conta com uma prova que aborda conteúdos multidisciplinares com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de cada nível escolar. O teste será realizado no dia 7 de junho na própria escola do inscrito, sendo aplicado pelo professor responsável.

Modalidade prática

Já na modalidade prática, equipes de dois a quatro estudantes devem construir um robô com qualquer material que consiga executar uma tarefa de resgate. Os grupos inscritos vão competir em etapas regionais entre junho e setembro.

Mais detalhes sobre as provas e inscrições podem ser conferidos no site da Olimpíada Brasileira de Robótica.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.