Formandos participam da própria graduação com a ajuda de robôs no Japão

Por Natalie Rosa | 06 de Abril de 2020 às 20h30
Reprodução: BBT University

A pandemia do novo coronavírus vem fazendo muitos eventos serem adiados ou cancelados, mas em alguns lugares do mundo, as pessoas estão sendo criativas na hora de improvisar uma solução. No Japão, por exemplo, uma cerimônia de graduação foi feita de uma forma diferente: com a presença de robôs.

Basicamente, com a ideia, todos os formandos puderam estar presentes no local da cerimônia, só que via streaming, aparecendo em um tablet posicionado no topo de um robô. A iniciativa foi possível graças aos robôs de telepresença chamado Newme e ao aplicativo de conferência virtual Zoom.

Os robôs foram vestidos com as roupas típicas de formatura, inclusive com o clássico chapéu no topo do tablet, e as únicas presenças físicas no local eram de professores e do presidente da universidade BBT, de Tóquio. Em suas casas, os alunos poderiam controlar os robôs e ter acesso virtual à cerimônia, tentando aproveitar o momento da melhor forma possível.

A ideia do projeto dos robôs da Newme era exatamente o de fazer com que as pessoas estivessem presente em locais sem precisar viajar ou ao menos sair de casa, mas ninguém imaginava que a iniciativa seria usada em uma situação extrema. Com a solução na universidade BBT, espera-se que outras instituições de ensino aproveitem a ideia para não deixar as formaturas passarem batidas.

 

Fonte: CNET

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.