Publicidade

Ford apresenta robô inteligente que faz delivery junto a um veículo autônomo

Por| 29 de Maio de 2019 às 08h39

Link copiado!

Ford
Ford
Tudo sobre Ford

A Ford apresentou um robô para trabalhar junto com os veículos autônomos. A iniciativa, segundo a montadora, promete revolucionar o sistema de entregas em domicílio. Desenvolvido pela Agility Robotics, o Digit é dotado de duas pernas e braços e se parece com um ser humano, caminhando como tal para levar as encomendas até a porta do cliente. O humanoide foi projetado para se dobrar automaticamente e ser transportado na traseira do veículo, entrando em ação quando ele chega ao seu destino para completar a última etapa da entrega.

Feito de material leve, o robô consegue levantar pacotes com até 18 kg, subir e descer escadas, andar em terrenos irregulares e até sofrer esbarrões (não muito fortes) sem perder o equilíbrio. Como a maioria das residências tem acesso por escadas, sem rampas, seria difícil para um robô com rodas se movimentar nesses locais.

Para mapear o ambiente e contornar obstáculos, além de câmeras e sensor óptico LiDAR, o Digit usa outro recurso inovador: recebe informações sem fio do sistema de sensores e computação do veículo. Assim, consegue transitar com agilidade nos mesmos locais que as pessoas sem ter de carregar o peso de um sistema de hardware próprio. Isso também contribui para economizar energia, um item essencial para negócios de carros autônomos que precisarão operar durante a maior parte do dia.

“Nosso objetivo ao trabalhar com os robôs é garantir que eles sejam seguros, confiáveis e capazes de interagir com as pessoas de modo inteligente”, afirma Ken Washington, vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford.

Continua após a publicidade

Veja o vídeo do Digit em funcionamento: