Escritório de contabilidade contrata robô para ajudar nas declarações de IR

Por Ramon de Souza | 14 de Março de 2018 às 16h15
DB1

Se você estava cético com as previsões de que robôs poderiam “roubar” nossos empregos no futuro, eis uma notícia que talvez faça você encarar essas teorias com um olhar diferente. A Trady Consultoria & Assessoria, uma agência de contabilidade paulistana que atua há 24 anos na área, acaba de contratar um robô para auxiliar na rotina de seus colaboradores, conversar com os clientes e ajudar a fazer as declarações do Imposto de Renda de 2018.

A máquina em questão é o Tinbot, que foi criado em 2016 pela também brasileira DB1 Global Software. Originalmente, ele foi projetado para servir como Scrum Master (espécie de gerente de projetos da área de TI), fornecendo feedbacks para a equipe de desenvolvedores de software da própria DB1; porém, pondo em vista sua natureza programável, ele pode ser customizado para fazer praticamente qualquer coisa, incluindo dar aulas, recepcionar hóspedes em um hotel e assim por diante.

Simpático e pouco maior do que um gato doméstico, o Tinbot é capaz de reconhecer e emitir expressões e gestos, sendo capaz de articular os braços e dedos, tal como conversar em português (sendo possível adicionar mais idiomas ao seu vocabulário caso necessário). “Assisti a uma reportagem sobre o Tinbot e vi que poderia ter acesso a isso aqui no Brasil, então resolvemos adquirir nosso robozinho”, afirma Inez, diretora da Trady.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Tinbot durante demonstração (Reprodução: iMasters)

Atualmente, o Tinbot da agência está sendo alimentado com informações a respeito da rotina e serviços realizados pela empresa, mas já interage com alguns clientes e está pronto para tornar o diálogo com eles ainda mais “simpático”.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.