Disney Research cria módulo de pele macia para ser usado em robôs

Por Redação | 02.10.2015 às 14:59
photo_camera Foto: Reprodução

Cientistas da Disney Research estão desenvolvendo um novo projeto de pele macia para ser aplicada em robôs. Chamado de "módulo de pele", a criação possui uma cavidade hermética usada para detectar a pressão do ar com um controlador de feedback.

O projeto, no entanto, não deve ser usado em animatronics, mas sim em robôs com tamanho de brinquedos e as peças serão impressas em 3D para que sejam mais seguras na companhia de objetos mais delicados. A Disney produziu um vídeo explicando a sua nova invenção, dizendo que a pele macia é feita para a interação do homem com o robô. Os pesquisadores afirmam que os módulos são capazes de interagir com outros objetos macios de uma forma muito suave.

No vídeo abaixo é possível ver uma interação com armaduras robóticas que possuem apenas alguns pedaços de borracha em sua extremidade, que esmagam um copo de plástico ao agarrá-lo. Mas com os módulos de pele suaves, o robô consegue pegar na taça com mais delicadeza, movendo-a sem danificar. Isso é exemplificado também com um rolo de papel e um pedaço de tofu.

A Disney tem como objetivo com esses módulos permitir que os robôs interajam com os seres humanos de maneira segura. Interessados podem conferir o relatório completo da pesquisa aqui.

Fonte: Slash Gear