Conheça o Cubetto, brinquedo que promete ensinar programação para crianças

Por Redação | 30.03.2016 às 20:12

Você quer que seus filhos sejam milionários bem-sucedidos quando eles crescerem? Existe um projeto bem legal no Kickstarter chamado Cubetto que promete ensinar programação para garotos e garotas de três anos para cima. Com o brinquedo, seus filhos irão criar seu primeiro programa ao utilizarem um conjunto colorido de blocos, o que significa que elas não precisarão ler ou falar um idioma específico.

É uma experiência prática e, de acordo com o projeto, combina os princípios de aprendizagem Montessori com conceitos de programação de computadores.

O "Cubetto Playset" inclui o próprio Cubetto, um tabuleiro, dezesseis blocos (quatro blocos verdes de 'siga em frente', quatro vermelhos 'para direita', quatro amarelos 'para esquerda', e quatro azuis "de funções'), um manda mundi 1m x 1m e um livro de histórias.

Cubetto

O Cubetto em si é um "robô" de madeira baseado no microcontrolador Atmel SAM D21 que precisa que o usuário o diga para onde ir, e como chegar lá. O tabuleiro serve como linha de comando, no qual os blocos são posicionados e o robô segue o comando.

Sendo assim, as instruções incluem uma sequência principal, uma sub rotina e um botão de partida. O desenvolvedor, Primo Toys, diz que existem mais de 50 bilhões de sequências que as crianças podem criar utilizando os blocos. Isso inclui o conteúdo presente no kit de expansão Cubetto, que consiste de quatro mapas mundi adicionais (Sistema Solar, Mundo Aquático, Egito Antigo, e Metrópole), e quatro livros de histórias.

Então, como esse método acaba sendo programação de verdade? Os blocos representam uma forma física, tangível de uma instrução específica. Assim, instruções são postas juntas nas linhas do tabuleiro, que representam linhas de comando. Debugging é parte da tarefa também: se o robô não segue o caminho correto, a criança pode consertar o trajeto. Os pequenos também podem criar novas incursões assim como loops infinitos usando os blocos de função.

Para ajudar os pais a começarem a brincar com o Cubetto o desenvolvedor oferece um centro de recursos online que inclui um currículo de atividades mapeadas e jogos. Atualmente, este serviço está em fase beta privada, mas pais podem checar o guia para professores online clicando aqui (em inglês). Atualmente, já existe um número de grupos utilizando o sistema de codificação Cubetto em locais como escolas primárias, clubes, acampamentos de tecnologia, bibliotecas públicas, e outros lugares, de acordo com o desenvolvedor.

O objetivo da campanha de crowdfunding era reunir U$ 100 mil (cerca de R$ 368 mil), mas até o momento o projeto já arrecadou mais de U$ 770 mil (cerca de R$ 2.8 milhões), com ainda 12 dias restantes para juntar mais dinheiro.

O Cubetto deve começar a ser enviado para os apoiadores a partir de agosto deste ano, com os prêmios enviados a partir de setembro. Você quer contribuir também? É só acessar a página de crowdfunding do projeto.

Via VR World