Chinês cria planta-robô que se movimenta em busca da luz do sol
Por Natalie Rosa |

O empreendedor roboticista Sun Tianqi modificou um robô de brinquedo para que ele pudesse carregar um vaso de plantas, movimentanto-se em busca de locais que recebem mais luz solar.
A invenção do chinês, que mais parece o pokémon Bulbassauro, é um robô de seis "patas" que carrega a planta no seu topo e está sempre se movimentando para fugir da sombra, levando a planta à luz solar — fator de extrema necessidade para a vida de algumas plantas.
Segundo Tianqi, a criação faz parte de uma reformulação de um experimento feito em 2014, quando o robô era uma "suculenta ambulante" em um projeto chamado "Compartilhando Tecnologia Humana com Plantas", em tradução livre.
O inventor conta que a inspiração surgiu quando viu um girassol morto em uma exposição e que, por algum motivo, a planta estava posicionada em sombras. "As plantas são, geralmente, inexplicavelmente e eternamente passivas. Você pode cortá-las, queimá-las e tirá-las da terra que elas não fazem nada. Elas têm o menor grau de liberdade entre todas as criaturas da natureza", diz o roboticista.
"Com uma base móvel robótica, as plantas podem experimentar mobilidade e interação. Espero que esse projeto possa trazer alguma inspiração para a relação entre a tecnologia e as configurações-padrão naturais", completa.
Tianqi detalhou todo o seu projeto no fórum Vincross.
Fonte: The Verge