Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

China diz ter construído o maior robô militar do mundo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Janeiro de 2022 às 14h09

Link copiado!

Reprodução/Exército Chinês
Reprodução/Exército Chinês

O exército chinês afirma ter construído o “maior robô biônico quadrúpede do mundo”. O tamanho da máquina não foi revelado, mas a julgar pelas imagens divulgadas no Twitter, o bot de quatro patas possui mais da metade da altura de um humano adulto e comprimento quase duas vezes maior que sua estatura.

Segundo o jornal chinês Global Times, o robô consegue transportar mais de 160 kg a uma velocidade média de até 10 km/h. Sua principal função é carregar equipamentos pesados até os soldados estacionados em locais de difícil acesso ou em áreas remotas de combate.

Continua após a publicidade

O vídeo postado nas redes sociais também mostra que o bot gigante consegue transpor vários tipos de terrenos off-road, incluindo inclinações acentuadas, degraus, trincheiras abertas no solo, estradas lamacentas e alagadas, pastagens e até locais cobertos por neve espessa.

No campo de batalha

Graças a 12 conjuntos robustos com módulos independentes de articulação, o robô consegue se mover para frente e para trás, girar, andar na diagonal, correr e pular sem perder o equilíbrio. Esse desempenho mecânico aprimorado facilita o acesso à regiões inacessíveis e proporciona um tempo de deslocamento muito menor.

Continua após a publicidade

O robô também é equipado com câmeras e sensores térmicos, que identificam o ambiente ao seu redor, para que ele possa se locomover com mais facilidade em qualquer tipo de terreno, independentemente da velocidade empregada ou da quantidade de carga que ele carrega nas costas.

Ao que tudo indica, o exército chinês pretende usá-lo para levar suprimentos, munições e alimentos até as tropas acampadas em ambiente hostis, como planaltos, montanhas, desertos e florestas onde veículos convencionais e até mesmo militares não conseguem chegar.

Pronto para a guerra

De acordo com um comunicado à imprensa, o robô quadrúpede também pode ser adaptado para operar em missões de reconhecimento armado, funcionando como uma espécie de drone autônomo que atua no solo e pode atacar quando se sentir ameaçado por forças inimigas no campo de batalha.

Continua após a publicidade

A ideia é que o bot desempenhe um papel vital em zonas de combate altamente arriscadas, substituindo alguns soldados humanos ou equipes de entrega de suprimentos, para reduzir o número de baixas e minimizar o uso de material bélico em regiões fronteiriças mais afastadas.

Além desse robô gigante, a China também desenvolveu uma variante do tamanho de um cão doméstico chamada Geda. O bot menor consegue realizar basicamente as mesmas funções da versão maior, como transportar munições ou atuar em missões de reconhecimento. A principal diferença está na capacidade de carga, já que o cão robótico suporta apenas 40 kg de equipamentos.

Fonte: Global Times