Publicidade

BionicFinWave é um robô submarino autônomo inspirado em animais marinhos

Por| 12 de Julho de 2018 às 21h30

Link copiado!

Festo
Festo

Desenvolvido pela Festo, empresa alemã de automação industrial, o BionicFinWave é um robô submarino autônomo inspirado pelos movimentos ondulatórios das barbatanas de animais marinhos. Ainda, o robô é capaz de se comunicar e transmitir dados para fora da água.

A ideia, com o produto, é facilitar o dia a dia da indústria de processos, com o robô se movimentando de maneira autônoma por propulsão através de um sistema de tubos de vidro acrílico. Assim como os animais marinhos que serviram como inspiração, o BionicFinWave movimenta suas partes como se fossem barbatanas, gerando uma onda contínua que progride ao longo de todo o comprimento de seu corpo. Dessa maneira, o robô consegue se locomover para frente ou para trás.

A tecnologia empregada pela Festo permite que o robô crie menos turbulências na água do que um sistema de propulsão de parafuso convencional, resultando em um movimento mais natural. Ao se mover pelo sistema de tubos, o robô consegue se comunicar com o mundo externo por meio de rádio, transmitindo dados como leituras do sensor de temperatura e pressão para um dispositivo móvel.

Continua após a publicidade

Foram empregadas duas aletas laterais flexíveis de 370mm de comprimento, moldadas inteiramente em silicone. Essas aletas imitam de maneira realista os movimentos dos animais marinhos, sendo presas a nove pequenos braços de alavanca, que, por sua vez, são conduzidos por dois servo motores acomodados dentro do robô.

Então, dois virabrequins planos transmitem as forças para os braços — sendo assim, as aletas podem se mover de maneira independente. Dessa maneira, o robô consegue gerar simultaneamente diferentes padrões de onda, sendo capaz de nadar em uma curva, por exemplo.

Com a novidade, a Festo visa impulsionar trabalhos futuros com robôs autônomos, além de tecnologias para uso em meios fluidos. O BionicFinWave pode ser útil em tarefas industriais como inspeção, medições e aquisição de dados, como, por exemplo, em tubulações de esgoto.