BionicFinWave é um robô submarino autônomo inspirado em animais marinhos

Por Patrícia Gnipper | 12 de Julho de 2018 às 21h30
photo_camera Festo

Desenvolvido pela Festo, empresa alemã de automação industrial, o BionicFinWave é um robô submarino autônomo inspirado pelos movimentos ondulatórios das barbatanas de animais marinhos. Ainda, o robô é capaz de se comunicar e transmitir dados para fora da água.

A ideia, com o produto, é facilitar o dia a dia da indústria de processos, com o robô se movimentando de maneira autônoma por propulsão através de um sistema de tubos de vidro acrílico. Assim como os animais marinhos que serviram como inspiração, o BionicFinWave movimenta suas partes como se fossem barbatanas, gerando uma onda contínua que progride ao longo de todo o comprimento de seu corpo. Dessa maneira, o robô consegue se locomover para frente ou para trás.

A tecnologia empregada pela Festo permite que o robô crie menos turbulências na água do que um sistema de propulsão de parafuso convencional, resultando em um movimento mais natural. Ao se mover pelo sistema de tubos, o robô consegue se comunicar com o mundo externo por meio de rádio, transmitindo dados como leituras do sensor de temperatura e pressão para um dispositivo móvel.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Foram empregadas duas aletas laterais flexíveis de 370mm de comprimento, moldadas inteiramente em silicone. Essas aletas imitam de maneira realista os movimentos dos animais marinhos, sendo presas a nove pequenos braços de alavanca, que, por sua vez, são conduzidos por dois servo motores acomodados dentro do robô.

Então, dois virabrequins planos transmitem as forças para os braços — sendo assim, as aletas podem se mover de maneira independente. Dessa maneira, o robô consegue gerar simultaneamente diferentes padrões de onda, sendo capaz de nadar em uma curva, por exemplo.

Com a novidade, a Festo visa impulsionar trabalhos futuros com robôs autônomos, além de tecnologias para uso em meios fluidos. O BionicFinWave pode ser útil em tarefas industriais como inspeção, medições e aquisição de dados, como, por exemplo, em tubulações de esgoto.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.