1ª cirurgia cardíaca feita a longa distância com auxílio de robôs é um sucesso

1ª cirurgia cardíaca feita a longa distância com auxílio de robôs é um sucesso

Por Natalie Rosa | 16 de Setembro de 2019 às 09h19

O cirurgião Tejas Patel, da Índia, fez 5 cirurgias cardíacas em pacientes diferentes em dezembro do ano passado, mesmo a mais de 32 quilômetros de distância da sala de operação.

Esta foi a primeira vez no mundo que uma cirurgia de coração foi executada de forma remota com a ajuda de um robô CorPath GRX. O procedimento, chamado de intervenção coronária percutânea, tem o objetivo de aprimorar o fluxo sanguíneo.

O robô em questão já havia sido usado por cirurgiões anteriormente, mas com os profissionais presentes na sala de cirurgia. Nesses casos remotos, a equipe de Patel montou a sua estação de trabalho com monitores e controles, criando um link com o robô através de uma conexão de internet de alta velocidade.

Foram incluídas câmeras adicionais na sala de operação para levar informações extras aos cirurgiões que poderiam ser necessárias para o sucesso do procedimento.

Exemplo de uma sala de cirurgia com o robô CorPath GRX (Imagem: Reprodução/Corindus)

As cirurgias remotas bem-sucedidas mostram que a opção, mesmo que esteja em seus primeiros estágios, pode se expandir a outros casos e chegar a novos pacientes, sendo possível ainda reduzir o tempo de tratamento.

O estudo completo com o procedimento pode ser conferido online.

Fonte: Futurism

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.