1ª cirurgia cardíaca feita a longa distância com auxílio de robôs é um sucesso
Por Natalie Rosa |
O cirurgião Tejas Patel, da Índia, fez 5 cirurgias cardíacas em pacientes diferentes em dezembro do ano passado, mesmo a mais de 32 quilômetros de distância da sala de operação.
Esta foi a primeira vez no mundo que uma cirurgia de coração foi executada de forma remota com a ajuda de um robô CorPath GRX. O procedimento, chamado de intervenção coronária percutânea, tem o objetivo de aprimorar o fluxo sanguíneo.
O robô em questão já havia sido usado por cirurgiões anteriormente, mas com os profissionais presentes na sala de cirurgia. Nesses casos remotos, a equipe de Patel montou a sua estação de trabalho com monitores e controles, criando um link com o robô através de uma conexão de internet de alta velocidade.
Foram incluídas câmeras adicionais na sala de operação para levar informações extras aos cirurgiões que poderiam ser necessárias para o sucesso do procedimento.
As cirurgias remotas bem-sucedidas mostram que a opção, mesmo que esteja em seus primeiros estágios, pode se expandir a outros casos e chegar a novos pacientes, sendo possível ainda reduzir o tempo de tratamento.
O estudo completo com o procedimento pode ser conferido online.
Fonte: Futurism